Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A Internacionalização na Educação Doutoral: Diretrizes e Protocolos para Estágios de Pesquisa (2000-2023)

Resumo

Este estudo analisa o programa de estágios internacionais de pesquisa do Doutorado em Ciências da Educação da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia. O objetivo é estabelecer um marco para os estágios doutorais que favoreça o enriquecimento acadêmico, profissional e pessoal por meio da imersão em diversos contextos socioeducativos e culturais. A metodologia empregada baseia-se na análise documental e arquivística, com apoio da história social da educação e da hermenêutica crítica. Os resultados indicam que os estágios têm impulsionado redes acadêmicas internacionais e aprimorado as competências globais dos estudantes. Conclui-se que essas experiências são essenciais para a formação de pesquisadores com uma visão global, ressaltando a necessidade de adaptação contínua a novas formas de aprendizagem e interação intercultural. Este artigo contribui com estratégias para a internacionalização da educação superior, propondo um modelo replicável e sustentável que enriquece a academia e fortalece a identidade global sem perder a perspectiva regional, podendo servir como referência para programas doutorais similares.

Palavras-chave

doutorado, educação, internacionalização, missão, estágio, pesquisa

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

  1. Actas Consejo de Facultad de Educación. (1996-2018). Archivo Facultad de Educación Uptc (En físico hasta 2022 y digitalizadas a partir de 2023).
  2. Actas Consejo de Rectores Rudecolombia. (1997-2011). Coleccion Actas Consejo de Rectores, en Archivo Rudecolombia (33 tomos, papel), casa Uptc, Bogotá. DOI: https://doi.org/10.19053/01227238.1526
  3. Altbach, P. G., & Knight, J. (2007). The internationalization of higher education: Motivations and realities. Journal of Studies in International Education, 11(3-4), 290-305. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1028315307303542 DOI: https://doi.org/10.1177/1028315307303542
  4. Bedoya, E. A., Behaine, B., Severiche, C. A., Marrugo Y. L., & Castro, F. (2018). Redes de Conocimiento: Academia, Empresa y Estado. Revista Espacios, 39(8), 16. https://www.revistaespacios.com/a18v39n08/18390816.html
  5. Consejo de rectores de rudecolombia. (2009). Declaración de Principios de rudecolombia. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 12, 286-287.
  6. Congreso de la República. Ley 30 del 28 de diciembre de 1992 (Colombia).
  7. Congreso de la República. Ley 1188 del 25 de abril de 2008 (Colombia).
  8. Convenios Rudecolombia. (1996-2009). Colección Legislación Rudecolombia. Archivo Diana Soto, Fusagasuga (Fotocopias papel).
  9. Cuño-Bonito, J., Soto-Arango, D. (2022). La internacionalización en casa. Una experiencia de pasantía en el confinamiento del COVID 19 en Colombia y España. Revista Historia y Memoria, 25, 345-382.
  10. https://doi.org/10.19053/20275137.n25.2022.14542 DOI: https://doi.org/10.19053/20275137.n25.2022.14542
  11. Engels, T., Hasgall, A., Peneoasu, A., & Hanenberg, P. (2024). Postdoctoral researchers at European universities: profiles, roles and institutional support structures. European University Association.
  12. Función pública Colombia (2021). gestornormativo/norma_pdf.php?i=98270. Normativas. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/
  13. Gómez-Velasco, N. Y., Ayala-Montoya, L. F., & Gómez-Velasco, N. S. (2022). Panoramas de producción y redes de colaboración científica. Indicadores y comparativos. Suramérica y otros países. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 24(39), 107-126. https://doi.org/10.19053/01227238.15690 DOI: https://doi.org/10.19053/01227238.15690
  14. Meyer, H., Preisman, K., & Samuel, A. (2022). Get Connected: A Scoping Review of Advising Online Graduate Students. Online Learning. https://doi.org/10.24059/olj.v26i3.2819 DOI: https://doi.org/10.24059/olj.v26i3.2819
  15. Oregioni, M. S. y Piñero, F. J. (2017). Las redes como estrategia de internacionalización universitaria en el Mercosur. El caso de la riesal (2013-2017). Integración y Conocimiento 6(1). https://doi.org/10.61203/2347-0658.v6.n1.17121 DOI: https://doi.org/10.61203/2347-0658.v6.n1.17121
  16. Presidencia de la República. Decreto 80 del 22 de enero 1980 (Colombia).
  17. Presidencia de la República. Decreto 916 del 22 mayo de 2001 (Colombia).
  18. Presidencia de la República. Decreto 2566 del 9 octubre de 2003 (Colombia).
  19. Presidencia de la República. Decreto 1001 del 3 de abril de 2006 (Colombia).
  20. Presidencia de la República. Decreto 1295 del 20 abril de 2010 (Colombia).
  21. Presidencia de la República. Decreto 1330 del 25 de julio de 2019 (Colombia).
  22. RUDECOLOMBIA. (2008). Reglamento General de RUDECOLOMBIA, Acuerdo 01, 3 de junio de 2008. Artículos 7 y 13.
  23. Sandoval, C. (2018). Doctorado Ciencias de la Educación. Un sueño hecho realidad. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 20(31), 257-262. http://revistas.uptc.edu.co/index.php/historia_educacion_latinamerican
  24. Sistema Aseguramiento Calidad de la Educación Superior Colombia (2021). Artículo 2.5.3.2.1.2. Artículo 2.5.3.2.1.1. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma_pdf.php?i=98270.
  25. Soto-Arango, D. (2000). La universidad en las Américas. Balance y perspectiva [Simposio]. 50ª Congreso Internacional de Americanistas, Varsovia, Polonia, 9 a 15 de julio de 2000.
  26. Soto-Arango, D. (2014). Periodos de reforma universitaria en Colombia de la colonia al siglo xxi. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 16(22), 277-337. http://revistas.uptc.edu.co/index.php/historia_educacion_latinamerican
  27. Soto-Arango, D. & Bernal-Villate, S. (2016). Acuerdo 001 de 1 de abril de 2016, en Boletín Informativo N° 4, cade-Uptc. Boletín de Historia de la Educación Latinoamericana, 18(26), 216-218. http://revistas.uptc.edu.co/index.php/historia_educacion_latinamerican
  28. Soto-Arango, D. & Forero, A. (2016). La universidad latinoamericana y del Caribe en los desafíos del siglo xxi. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 18(26), 279-309. http://revistas.uptc.edu.co/index.php/historia_educacion_latinamerican DOI: https://doi.org/10.19053/01227238.4375
  29. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia - Uptc (2017), Acuerdo 058, 2.
  30. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia – Uptc (2019). Página web oficial. https://uptc.edu.co.
  31. Wilson, S. & Cutri, J. (2019). Negating Isolation and Imposter Syndrome Through Writing as Product and as Process: The Impact of Collegiate Writing Networks During a Doctoral Program. Wellbeing in Doctoral Education. https://doi.org/10.1007/978-981-13-9302-0_7 DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-9302-0_7

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.