Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Da Estranheza à Acolhida:: Configurações da Alteridade a Partir dos Intercâmbios Estéticos na Escola

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender como a alteridade se configura em crianças da educação infantil em uma escola de Cali, Colômbia, por meio de intercâmbios estéticos manifestados no ambiente escolar. Com uma abordagem fenomenológico-hermenêutica, foram identificadas quatro categorias principais: estranheza, contemplação, intercâmbio e acolhida, além de duas categorias emergentes: alteridade do caos e acolhida do cuidado. A metodologia incluiu observação direta durante seis meses, registros anecdóticos fotografias. Os resultados revelam que a estranheza inicial evolui para a contemplação e, posteriormente, para o intercâmbio, culminando na acolhida, momento em que a singularidade é reconhecida e valorizada. Esse processo se apresenta de forma cíclica, refletindo a complexidade das relações infantis. A alteridade do caos se manifesta na presença disruptiva de uma criança que, inicialmente, causa desconcerto. Por outro lado, a acolhida do cuidado surge como uma resposta ativa, na qual as crianças oferecem apoio e cuidado aos colegas, não como gestos mecânicos, mas como expressões espontâneas de responsabilidade diante da vulnerabilidade percebida. A pesquisa ressalta a importância de espaços educativos que deem visibilidade às experiências estéticas, favorecendo a construção da alteridade por meio dos intercâmbios cotidianos.

Palavras-chave

diversidade, estética, educação infantil, alteridade, escola, infância

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

  1. Bárcena, F., Larrosa, J., & Mèlich, J. C. (2006). Pensar la educación desde la experiencia. Revista Portuguesa de Pedagogía, vol. 40, núm. 1, pp. 233-259. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_11
  2. Colmenares, J. (2004). Alteridad como factor de desarrollo para la comprensión del estudiante en la etapa infantil. Interamerican Journal of Psychology. https://pepsic.bvsalud.org
  3. Carrasquilla, J. (1996). La antropología de la afectividad: Teoría y práctica de la relación educativa. Fondo de Cultura Económica.
  4. Derrida, J. (1972). La diseminación (J. Ferrer, Trad.). Fondo de Cultura Económica.
  5. Dewey, J. (1980). El arte como experiencia. Perigee Books.
  6. Dussel, E. (1980). Filosofía de la liberación. Ediciones Era.
  7. González, F. (2003). Alteridad como factor de desarrollo para la comprensión del estudiante en la etapa infantil. Revista Interamericana de Psicología, 43(3), 595-596. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28443311
  8. González, M. (2007). Alteridad y educación: El otro en la construcción de la subjetividad. Editorial Síntesis.
  9. Jaramillo, D., Jaramillo, L. G., & Murcia, N. (2018). Acogida y proximidad: Algunos aportes de Emmanuel Levinas a la educación. Actualidades Investigativas en Educación, 18(1), 505-521. https://doi.org/10.15517/aie.v18i1.31771
  10. Levinas, E. (1998). Entre nous: On thinking-of-the-other. Columbia University Press.
  11. Lojo, R. (2004). Alteridad como factor de desarrollo para la comprensión del estudiante en la etapa infantil. Interamerican Journal of Psychology. https://pepsic.bvsalud.org
  12. Mèlich, J. C. (1996). Ética de la compasión. Herder Editorial.
  13. Mandoki, K. (2011). Estética cotidiana y juegos de la cultura: Métodos y teorías. Siglo xxi Editores.
  14. Mandoki, K. (2008). Estética cotidiana y juegos de la cultura: Prosaica II. Conaculta, Fonca, Siglo xxi Editores. https://doi.org/10.5377/realidad.v0i118.3366
  15. Mandoki, K. (2006). Estética cotidiana y juegos de la cultura: Prosaica I. Siglo xxi Editores. https://doi.org/10.5377/realidad.v0i118.3366
  16. Merleau-Ponty, M. (1945). Fenomenología de la percepción. Gallimard. J. Cabanes (trad.) Planeta-De Agostini, 1985
  17. Murcia, N., & Jaramillo, D. (2017). La escuela con mayúscula: Configurando una escuela para el reconocimiento. Centro Editorial Universidad Católica de Manizales.
  18. Navarro, R. (2008). Ética de la alteridad y educación en la diversidad. Akal.
  19. Ramírez, K. (2017). El registro anecdótico en la evaluación formativa oral del idioma inglés. Universidad Central del Ecuador. Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación.https://doi.org/10.1344/reire2020.13.122235
  20. Sánchez, M. J., Fernández, M., & Díaz, J. (2021). Técnicas e instrumentos de recolección de información: Análisis y procesamiento realizado por el investigador cualitativo. Revista Científica UISRAEL, 8(1), 107-121. https://doi.org/10.35290/rcui.v8n1.2021.400
  21. Sánchez-Rincón, N. (2020). La acogida en educación como principio esencial para el encuentro con el otro. Revista de Investigaciones UCM, 20(35), 24-38. https://revistas.ucm.edu.co/index.php/REIN/article/view/1524
  22. Sánchez, N. (2020). Alteridad y vocación: Una apuesta para mejorar los procesos de enseñanza en la primera infancia. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 16(1), 163-186. https://www.redalyc.org/journal/270/27063539008/html/
  23. Skliar, C. (2009). Pedagogía de la alteridad. Paidós.
  24. Sousa, R. (2011). La ética de la alteridad: Levinas y la filosofía contemporánea. Bellaterra.
  25. Suescún, J. (2015). Contextos de sensibilidad en la vida cotidiana. Revista Colombiana de Pensamiento Estético e Historia del Arte, 2, 45-61. https://doi.org/10.15446/rcpeha.n17.99355
  26. Van Manen, M. (2013). Investigación educativa y experiencia vivida. Idea Books.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.