Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Filosofia multicultural e educação para a convivência cidadã

Resumo

As sociedades atuais acercam-se cada vez mais a serem abertas, plurais e multiculturais como consequência de um mundo globalizado que afeta de distintas maneiras os estilos de vida de indivíduos e comunidades. Mas, junto à ideia de aldeia global aparecem também reações locais, individuais e grupais que reivindicam os sentimentos nacionalistas, as crenças, os vínculos culturais e as identidades coletivas, gerando situações de conflito, intolerância e não aceitação das diferenças. Neste contexto resulta bem melhor para a vida em sociedade educar às novas gerações em critérios para conviver em ambientes multiculturais e plurais que tentem eliminar o preconceito, a violência e a marginalização que resultam de formas de pensar intolerantes e excludentes. Por causa disso a educação filosófica mantém plena validez como espaço de reflexão escolar onde seja possível discutir, formular e assumir pontos de vista eticamente sustentáveis e racionalmente justificados que contribuam a solidificar uma convivência cidadã pacífica, democrática e respeitosa da dignidade humana.

Palavras-chave

multiculturalismo, pluralismo, educação filosófica, convivência cidadã.

PDF (Español)

Referências

  1. Aguiló, A. (2009). ‘Globalización neoliberal y antropodiversidad: Tres
  2. propuestas para promover la paz y el diálogo intercultural’. Nómadas.
  3. Revista Crítica de Ciencias Sociales y Jurídicas, Nº 24.
  4. Araque, N. (2009). ‘Experiencia sobre resolución de conflictos entre
  5. culturas a través de un aula-taller de Educación Intercultural’. Revista
  6. Complutense de Educación, 20 (1), (pp. 99-113).
  7. Bolívar, A. (2004). ‘Ciudadanía y escuela pública en el contexto de diversidad cultural’. Revista mexicana de investigación educativa, 9 (20), (pp. 15-38).
  8. Camps, V. (1990). Virtudes Públicas. Madrid: Espasa- Calpe.
  9. Colom, G. F. [Ed]. (2001). El espejo, el mosaico y el crisol: modelos políticos para el multiculturalismo. Barcelona: Anthropos.
  10. Cortina, A. (1987). El mundo de los valores. Barcelona: Ariel.
  11. Dietz, G. (2003). Multiculturalismo, interculturalidad y educación: una
  12. aproximación antropológica. Granada: Ciesa.
  13. Dussel, E. (2004). ‘Transmodernidad e interculturalidad’ (Interpretación desde la Filosofía de la Liberación). Fornet-Betancourt, R. [Ed.] Crítica intercultural de la filosofía Latinoamericana Actual. Madrid: Trotta.
  14. Esteban, J. (2007). ‘Política del reconocimiento y tipos de ciudadanía’. Logos.
  15. Anales del Seminario de Metafísica, Nº 40, (pp. 259-280).
  16. Freire, P. (2004). Pedagogía de la autonomía. Sao Paulo: Paz e Terra.
  17. Fukuyama, F. (1992). El fin de la historia y el último hombre. Barcelona: Planeta.
  18. Kymlicka, B. (1995). Filosofía política contemporánea una introducción. Barcelona: Ariel.
  19. —— (1996). Ciudadanía multicultural, una teoría liberal de los derechos de las minorías. Barcelona: Paidós.
  20. —— (2004). Estados, naciones y culturas. Córdoba: Almuzara.
  21. Lanza Del Vasto, J. (1978). La aventura de la no violencia. Salamanca:
  22. Sígueme.
  23. López, C. (2011). ‘Educación para la democracia y la deliberación: una
  24. relectura en clave aristotélica’. Pensamiento y cultura, 14 (1), (pp. 35-48).
  25. Merino, J. (2010). ‘Educación intercultural. Análisis, estrategias y programas de intervención’. Revista Complutense de Educación, 21 (1), (pp. 211- 223).
  26. Montecinos, E. (2004). Democracia y multiculturalismo: ¿son compatibles los derechos de las minorías con los principios orientadores de la democracia liberal? Alpha, 20, (pp. 201-212).
  27. Novoa, C. (2002). Teología y nuevos paradigmas. México: CMCR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.