O espírito cientifico na primeira infância
Resumo
A brincadeira e a lúdica são elementos determinantes no fazer pedagógico com as crianças alunos de cinco (5) anos porque exigem ao professor um exercício hermenêutico e fenomenológico que acontece da interação entre as diferentes linguagens das quais se vale a criança para comunicar seus pensamentos, emoções e ideias. Refletir sobre o espírito científico na primeira infância remete a pensar, por uma parte, como se desenvolve e funciona sua lógica e a necessidade de reconhecer no meio sociocultural as possibilidades para estimular talentos ou os limites que restringem seu desenvolvimento, e por outra, na prática pedagógica, para estabelecer cenários de diálogo com as crianças na escola com o intuito de ler suas necessidades e interesses e orientar suas buscas. Se encontrar com o outro é possível, a seu nível, na medida em que se reconheça o principio dialógico de interação de saberes, o descobrimento de tensões e pontos de encontro em volta à práxis educativa, como uma aproximação à racionalidade do infante e suas formas de aprender, em direção à construção social de identidade da criança em nossa sociedade atual.Palavras-chave
curiosidade, pergunta, contexto, prática pedagógica, professor.
Referências
- Espinoza, A. & Vidanes, J. (1991). La nueva ordenación de la educación infantil. Madrid: Escuela Espa-ola. Congreso de la República de Colombia (2007). Ley 1098 de 2006: Código de la infancia y la adolescencia comentado y concordado.
- Freire, P. (1997). Pedagogía de la autonomía: Saberes necesarios para la práctica educativa. México: Siglo XXI Editores.
- Freire, P. (1998). La educación en la ciudad. México: Siglo XXI Editores.
- Freire, P. (2004). El grito manso. Argentina: Siglo XXI Editores.
- Freire, P. (2006). Pedagogía de la indignación. Madrid: Ediciones Morata.
- Giroux, H. (1998). Las políticas de educación y de cultura. Madrid: Ni-o y Dávila Editores.
- Gutiérrez, M. (2002). 'Aprendizaje de valores sociales a través del juego'. MORENO, J. A. [ed.] Aprendizaje a Través del Juego (51-65). Málaga, Espa-a: Ediciones Aljibe.
- Lucio, R. (1989). Educación y pedagogía, ense-anza y didáctica: diferencias y relaciones. Revista de la Universidad de La Salle [(17) 35-46].
- McLaren, P. & Giroux, H. (1998). Sociedad, cultura y educación. Madrid: Mi-ó y Dávila Editores; Instituto Paulo Freire.
- MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL (2007). Plan Decenal de Educación 2006-2016, Capítulo II. Garantías para el cumplimiento pleno del derecho a la educación en Colombia.
- NUSSBAUM, M. C. (2012). Crear capacidades: propuesta para el desarrollo humano. Espa-a: Ediciones Paidós.
- Oliveira, I. A. (2000). O ato de perguntar na Pedagogía Freireana. Sao Paulo: Articolacao Universidad Escola.
- Restrepo, B. (2011). Investigación Acción Pedagógica. Colombia: Universidad de Antioquia, Facultad de Educación.
- Samacá-Bohórquez, I. (2011). Un rastro en el vuelo del aprendizaje con los ni-os y las ni-as [Tesis inédita de Maestría en Educación]. Tunja, Colombia: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
- TORRES, A. (2007). 'El décimo aniversario de la muerte de Paulo Freire'. Educación de adultos y desarrollo, Dvv Internacional (69). Recuperado el 13 de octubre de 2014 de http://www.iiz-dvv.de/index.php?article_id=279&clang=3
Downloads
Não há dados estatísticos.