Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Oralidade e escrita: campos de pesquisa em pedagogia da língua materna

Resumo

Este artigo apresenta a análise à linha de pesquisa Atividades Discursivas da Oralidade e a Escrita, no contexto do estudo Estado da Arte da Pesquisa no Mestrado em Pedagogia da Língua Materna1. O resultado deste estudo documental e qualitativo pode revelar os sucessos da investigação conduzida nesta linha, bem como a identificação de pistas que levam a considerar as Tecnologias da Informação e Comunicação como uma condição emergente e, portanto, necessária para ser considerada na reformulação da linha, particularmente desde sua relação com os processos de ensino e aprendizagem da oralidade e escrita, na formação de Mestre em Pedagogia da Língua Materna.

Palavras-chave

pesquisa, pedagogia, oralidade e escrita, educação

PDF (Español)

Biografia do Autor

Sandra Patricia Quitián Bernal

Docente Universitaria Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá- Colombia) Magíster en Tecnologías de la Información Aplicadas a la Educación


Referências

  1. Berelson, B. (1952). "Content Analysis". En: Handbook of social Psychology. Vol. 1. New York.
  2. Cassany, D., & Ayala, G. (2008). "Nativos e inmigrantes digitales en la escuela. Participación educativa". Revista del Consejo Escolar del Estado. 2008; 9 (4): 57–75.
  3. Calderón, D., Soler, S., Borja, M., Mu-oz, G., Rojas, G., Medina, G. (2013). Referentes curriculares con incorporación de tecnologías para la formación del profesorado de lenguaje y comunicación en y para la diversidad. México: Universidad Pedagógica Nacional. ISBN: 978-607-413-164-2. DOI: https://doi.org/10.14483/9789588832883
  4. Chacín, M., & Briceño, M. (2001). Cómo generar líneas de investigación. Sugerencias Prácticas para Profesores y Estudiantes. Caracas: Publicaciones del Decanato de Posgrado. Universidad Experimental Simón Rodríguez.
  5. Documento de Registro Calificado de la Maestría en Pedagogía de la Lengua Materna. (2015) Resolución 10546 del 14 de julio de 2015. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
  6. Forero, N. (2016) "El discurso: expresión social en tejidos de modos". En: Introducción a los estudios del discurso multimodal. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
  7. Grupo de Investigación Lenguaje, Cultura e Identidad. (2008). Documento de Maestría en Pedagogía de la Lengua Materna Resolución 013 de mayo 27 de 2008. Consejo Superior Universitario, Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
  8. Kress, G., & Van Leeuwen, T. (2001). Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. Edward Arnold.
  9. Morín, E, (1992) El método. Las ideas. Cátedra: Madrid.
  10. Núñez, D. M. P. (2012) "Espejos y ventanas: Dimensiones de la oralidad en el ámbito educativo". En: La oralidad en contextos diversos. Aportes investigativos para su discusión y comprensión. Memorias. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
  11. Pardo, N. & Forero, N. (2016) "El discurso: expresión social en tejidos de modos". En: Introducción a los estudios del discurso multimodal. Bogotá: Universidad nacional de Colombia.
  12. Rodríguez, L., M. E. (2009). "Líneas de Investigación para el programa de Maestría en Pedagogía de la lengua materna: desarrollos y Proyecciones". En: Reflexiones y experiencias de investigación sobre la Oralidad y la Escritura. Compilación. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas
  13. Resweber, J. P. (2000). El método interdisciplinario. Traducción de María Elvira Rodríguez Luna. Bogotá: Centro de Investigaciones, Universidad Distrital.
  14. Vélez, O., & Galeano, M. E. (2002). Investigación cualitativa: estado del arte. Medellín: Universidad de Antioquia, Facultad deficiencias Sociales y Humanas.
  15. Vygotsky, L.S. (1976). Pensamiento y lenguaje. Buenos Aires: La Pléyade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.