Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A dimensão empírica da estética no ensino fundamental

Resumo

As conclusões universais sobre a eficácia da escola, sugerem compreender os operadores lógicos, a dinâmica e a influência do contexto sociocultural na formação de populações de ensino, abrindo em evidência empírica, a contribuição sociológica de áreas como a estética para estabelecer uma apreciação dos efeitos sensíveis na interação social das comunidades de aprendizagem com o seu ambiente cultural. Este estudo visa estabelecer os tipos de relações, impacto e marca do contexto periférico escolar que têm confluência no comportamento, tendência e conduta sócio estética, em dois setores escolares diferenciais; também, os fatores escolares condicionais no interior da escola que aumentam ou reduzem tais fenômenos; e se eles se reproduzem de maneira simétrica, diferenciada ou dissímil uns aos outros. Para este fim, foram analisadas 312 matrizes de análise através do modelo octádico de Mandoki; 156 objetos e 156 atividades implementadas por 30 alunos durante 16 atividades foram considerados. Alunos de primeiro grau de escolaridade das instituições Gimnasio Galileo Galilei e Escuela Rural del Sur. Os resultados mostram correlações significativas de estesis reprodutiva interinstitucional, padrões temáticos de ação e influências diferenciadas de fatores condicionais por setor educativo.

Palavras-chave

estética, educação, cultura, eficácia, sociedade

PDF (Español)

Biografia do Autor

Aurora Gordo Contreras

Maestría en educación

Joan Sebastián Igua Muñoz

Licenciado en artes plásticas y visuales


Referências

  • AZUERO, A. (2009). Capital Social e Inclusión Social: algunos elementos para la política social en Colombia. Cuadernos de Administración (Universidad del Valle), (41), 151-168. Retrieved July 09, 2016, from http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120- 46452009000100011&lng=en&tlng=es.
  • Bartra, R. (2007). Antropología del cerebro, la conciencia y los sistemas simbólicos. México D.F: Pre-textos.
  • BLANCO, B. (2009). La desigualdad de resultados educativos: aportes a la teoría desde la investigación sobre eficacia escolar. Revista mexicana de investigación educativa, 14(43), 1019-1049. Recuperado en 11 de abril de 2016, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405- 66662009000400003&lng=es&tlng=es.
  • BROOKOVER, W. B., BEADY, C., FLOOD, P., SCHWEITZER, J., Y WISENBAKER, J. (1979). School Social Systems and Student Achievement: Schools Can Make aDifference. Nueva York: Praege.
  • CASAS, A., GAMBOA, L. & PIÑEROS, L. (2002). El efecto escuela en Colombia: 1999–2000. Borradores de Investigación, 27.
  • CARVALLO, M; (2005). Análisis de los resultados obtenidos en estudios de eficacia escolar en México, comparados con los de otros países. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 3() 80- 108. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55103207
  • CASTAÑEDA, NARANJO, L S; & LONDOÑO VÁSQUEZ, D A; (2011). Basil Bernstein y la relación lenguaje-educación: el caso del Semestre de Afianzamiento (SEA) de la Institución Universitaria de Envigado. Revista Lasallista de Investigación, 8() 18-32. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=69522607003
  • Coleman, J. S., Campbell, E. Q., Hobson, C. J., Mcpartland, J., Mood, A., Weinfield F. D., & York, R. L. (1966). Equality of Educational Opportunity. Washington, DC: Government Printing Office.
  • DOMÍNGUEZ, R. (2006). Exposición crítica del método lingüistico de Hjelmslev. Biblioteca Universidad de Educación a distancia-Madrid, 112-136. Recuperado el 31 de mayo de 2015 de http://acceda.ulpgc.es/xmlui/bitstream/handle/10553/3725/0234349_00000_0006.pd f?sequence=1.
  • Dunkin, M. J., & Biddle, B. J. (1975). The Study of Teaching. Nueva York: Holt, Rinehart and Winston.
  • Fernández, T. (2004b). ¿Cuánto importa la escuela? El caso de México en el contexto de América latina. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 2(1).
  • GARCÍA, A., LLULL, J. (2009). El juego infantil y su metodología. Madrid, Espa-a: Editex.
  • GIROUX, H. (1983). Teorías de la reproducción y la resistencia en la nueva sociología de la educación: un análisis crítico. Harvard Education Review No. (3) 1-38.
  • Hernandes, E. (2016). Efectos Contextuales, Socioeconómicos y Culturales, sobre los Resultados de México en Lectura en PISA 2009. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2016, 14(2), 79-95. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2016.14.2.005
  • ICFES. (2016). Comparación de porcentajes según niveles de desempe-o en la entidad territorial certificada y el país según nivel socioeconómico (NSE). Recuperado de http://www2.icfesinteractivo.gov.co/ReportesSaber359/.
  • Igua, J. (2014). El juguete prosaico: Un estudio socioestético a la elaboración de juegos y juguetes en el ámbito escolar (tesis de pregrado). Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Colombia.
  • Jencks, C.S., Smith, M., Ackland, H., Bane, M., Cohen, D., Ginter, H., Heyns, B. & Michelson, S. (1972). Inequity: a reassessment of the effect of the family and schooling in America. New York: Basic Books.
  • LAZZETTA DI STASIO, E. (2010). Placer, razón, imaginación o estética indeterminada en la comprensión de la experiencia socioestética. Argos, 27(52), 126-149. Recuperado en 09 de julio de 2016, de http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254- 16372010000100006&lng=es&tlng=es.
  • LÓPEZ, DE LA ROCHE, M. (2008). Innovaciones tecnológicas y viejos debates. ¿Aprenden las audiencias infantiles con los medios? Comunicar, XV (s.m) 5-59. Recuperado de http://google.redalyc.org/articulo.oa?id=15811864009.
  • LÓPEZ, M. (2012). Estimación del efecto colegio en Colombia: 1980–2009. Estudios gerenciales, Vol. 28, N0. (122), 49-68.
  • https://doi.org/10.1016/S0123-5923(12)70193-6 DOI: https://doi.org/10.1016/S0123-5923(12)70193-6
  • MANDOKY, K. (2006). Prácticas estéticas en identidades sociales: Prosaica II. México: Siglo XXI editores, s.a. de. c.v.
  • MÁRQUEZ, C (2016). Factores Asociados al Fracaso Escolar en la Educación Secundaria de Huelva. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2016, 14(3), 131-144.
  • https://doi.org/10.15366/reice2016.14.3.007 DOI: https://doi.org/10.15366/reice2016.14.3.007
  • MARTÍNEZ, C; (2011). 25 INVESTIGACIONES CLAVE EN EFICACIA ESCOLAR. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 15() 149-174. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56722230010.
  • METODOLOGÍA DE PLANEACIÓN NACIONAL. (2012). Estrato predominante por barrios decreto 0192/98. Recuperado de http://tunja- boyaca.gov.co/apc-aa-files/30306565363361376237353733316534/estratificacion- tunja.pdf.
  • MONTAÑEZ, J., PARRA, M., SÁNCHEZ, T., LÓPEZ, R., LATOREE, M., BLANC, P., SANCHÉS, J., SERRANO, J., TURÉGAMO, P. (2000). El juego en el medio escolar. Universidad de Castilla- La mancha. (1), 1-25
  • Murillo, F. (2005). La investigación sobre eficacia escolar, Barcelona: Octaedro.
  • ORTEGA, P. (2012). Una cartografía sobre la escuela en Colombia desde la perspectiva de la pedagogía crítica. Espacios en blanco. Serie indagaciones, 22(1), 113-141. Recuperado en 30 de marzo de 2016, de http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1515- 94852012000100005&LNG=ES&TLNG=ES.
  • Piñeros, L.J. & Rodriguez, A. (1998). Los insumos escolares en le educación secundaria y su efecto sobre el rendimiento académico de los estudiantes: Un estudio en Colombia. Human Development Department, Lcshd paper series No. 36. Washington, D.C.: World Bank.
  • REYES, H., MURILLO, F & MARTINEZ, C. (2013). Factores de ineficacia escolar. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 1 2(1), 103-118.
  • RAMOS, C. (2008). Métodos y técnicas de investigación. Recuperado de http://www.gestiopolis.com/metodos-y-tecnicas-de-investigacion/.
  • Reynolds, D. (2000). School effectiveness, the international dimension. En: Teddlie, C., Reynolds, D. (ed) The international Handbook of School Effectiveness Research. New York: Routledge/Falmer.
  • SLAVIN, R. E. (1987). A Theory of School and Classroom Organization. Educational Psychologist, 22, 89108.
  • https://doi.org/10.1207/s15326985ep2202_1 DOI: https://doi.org/10.1207/s15326985ep2202_1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.