Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

¿O qué se escreve sobre Educação e Pedagogia na Colômbia?

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão das revistas Pedagogía y Saberes (UPN) e Praxis & Saber (UPTC) desde uma análise de conceitos. A pergunta por aquilo que tem se produzido no campo da educação e a pedagogia na Colômbia durante as últimas décadas foi problematizada em três momentos: No primeiro, retomaram-se as maneiras em que tem se debatido o estatuto epistemológico da pedagogia e a opção de utilizar a noção de campo como possibilidade de resolver tensões devindas da década dos oitenta. Em especial, amplia-se o conceito de campo conceitual da pedagogia e descrevem-se brevemente aspectos metodológicos do estudo. Em segundo lugar, apresentam-se os conceitos identificados como articuladores do debate pedagógico: educação, pedagogia, formação, maestro (docente/pedagogo), escola, disciplina, didática, saberes ou filosofia, segundo seja o caso na revista analisada; fazendo referência às tensões que os caracterizam e a alguns desenvolvimentos. Por último, destacam-se três assuntos: a adjetivação dos conceitos, as demandas da conceitualização e a necessidade de distinções entre conceitos.

Palavras-chave

pedagogia, educação, Colômbia, Campo Conceitual da Pedagogia

PDF (Español)

Biografia do Autor

Ana Cristina León Palencia

Profesora

Yeidy Alexandra Gil Pinto

Licenciada en Psicología y Pedagogía

Erica Yuliana Cárdenas Vera

Licenciada en Psicología y Pedagogía

María de los Ángeles García Zúñiga

Licenciada en Psicología y Pedagogía

Greizzy Eliana López Reyes

Licenciada en Psicología y Pedagogía


Referências

  • Adúriz, A. (2004). Apuntes sobre la formación epistemológica de los
  • profesores de ciencias naturales. Pedagogía y Saberes, (21). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Aguilera, A. (2012). Entre bastidores: la “memoria larga” de la universidad pública (México - Colombia). En: Pedagogía y saberes. No. 35. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Aguilera, A. y González, M. (2008). Didáctica de las ciencias sociales y/o didáctica como ciencia social. En: Pedagogía y saberes. No. 28. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Aguilera, A., y Martínez, A. (2009). La pedagogía proyectiva: aproximaciones a una propuesta innovadora. Pedagogía y Saberes, (31). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Álvarez, A. (2006). El estatuto del maestro hoy: Aportes para la discusión sobre la creación de un Instituto Nacional Superior de Pedagogía. Pedagogía y Saberes, (25). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Amador, B. (2013). Producir conocimiento: una discusión entre la propiedad privada y los bienes comunes. Pedagogía y Saberes, (38). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Arias, D. (2008). Formación ciudadana: una propuesta centrada en derechos humanos y pedagogía urbana. Pedagogía y Saberes, (29). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Ariza, A. (2006). Ciudadanía y medios de comunicación en la escuela: consideraciones y aproximaciones desde la transformación de las sociedades modernas. Pedagogía y Saberes, (25). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Barragán, R., & Gómez, W. (2010). Maestros, imágenes e imaginarios, prácticas y saberes en relación con la didáctica de la imagen. Pedagogía y Saberes, (32). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Bernal, I. (2013). Enseñar y aprender filosofía en la singularidad de las interacciones cotidianas. Praxis & Saber, 4(7), 119- 140. https://doi.org/10.19053/22160159.2052 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.2052
  • Bourdieu, P. (1976). Algunas propiedades de los campos. En Cuestiones de sociología. Madrid: Istmo.
  • Bustamante, G. (2003) Justificaciones extra-literarias del cuento en la enseñanza primaria. Pedagogía y Saberes, (19). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Camargo, M. (2013). Investigación y pedagogía en las facultades de ciencias de la educación de las universidades colombianas (1980- 1990). Praxis & Saber, 4(7), 223- 244. https://doi.org/10.19053/22160159.2056 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.2056
  • Carvajal, G. (2007). La educación no tiene historia. Pedagogía y Saberes, (27). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional. DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.27pys63.68
  • Castro, J., & Henao, M. (2000). Estados del arte de la investigación en educación y pedagogía en Colombia. Bogotá: Icfes, Colciencias, Socolpe.
  • Caudo di., M. (2013). Relaciones conflictivas: pedagogías críticas y currículum. Praxis & Saber, 4(8), 15- 39. https://doi.org/10.19053/22160159.2650 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.2650
  • Cruz, E. (2015). La interculturalidad en las políticas de educación intercultural. Praxis & Saber, 6(12), 191-207. https://doi.org/10.19053/22160159.3769 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.3769
  • Díaz, A. (2013). Consideraciones sobre filosofía de la educación. Praxis & Saber, 4(7), 267- 279. https://doi.org/10.19053/22160159.2067 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.2067
  • Díaz, M. (1993). El campo intelectual de la educación en Colombia. Cali: Universidad del Valle.
  • Díaz, O. (2012). Perspectiva pedagógica de la formación investigativa en el contexto de los cambios en la educación superior. Pedagogía y Saberes, (35). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Díaz, O. (2013) Las competencias en la educación superior: tecnologías de gobierno para la gestión de la capacidad de agencia. Pedagogía y Saberes, (38). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Echeverri, J. (2009) Múltiples comienzos de un campo conceptual de la pedagogía. En Instancias y estancia de la Pedagogía. Bogotá: Editorial Bonaventuriana. pp. 45-74.
  • Elice, A. (2008). La irrupción de la risa en la escuela. Pedagogía y Saberes, (29). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Estrada, L. (2011). La Escuela como lugar de desencuentro intercultural. Pedagogía y Saberes, (34). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Flórez, R. (1994). Hacia una pedagogía del conocimiento. Bogotá: McGraw-Hill.
  • Franco, S. (2013). La educación como praxis transformadora. Pedagogía y Saberes, (36) Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Gallo, S. (2010) Modernidad/posmodernidad: tensiones y repercusiones en la investigación en educación. Praxis & Saber. 1 (1) 19 – 42.
  • Garzón, L. (2006) La observación de la práctica pedagógica en la formación de los futuros docentes. En: Pedagogía y saberes. No. 24. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Gil, Y. y Rojas. P. (2016). Una aproximación al campo conceptual de la pedagogía desde la revista pedagogía y saberes, de la universidad pedagógica nacional en el período 2001-2013. Trabajo de grado para optar al título de Licenciada en Psicología y pedagogía. Bogotá: UPN.
  • Gómez, L., & Pulido, O. (2016). La pedagogía y su presente: umbrales y relaciones. Praxis & Saber, 7(13), 9-14. https://doi.org/10.19053/22160159.4157 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.4157
  • Gómez, L. (2010) Editorial. Praxis & Saber, 1(1), 13-16. https://doi.org/10.1007/bf03340486 DOI: https://doi.org/10.1007/BF03340486
  • Gómez, L. (2014). Didáctica y comunicación: aportes de Habermas a la educación. Praxis & Saber, 5(9), 13-29. https://doi.org/10.19053/22160159.2991 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.2991
  • Gómez, M. (2016). Debate histórico y filosófico en la enseñanza de los temas socialmente controvertidos. Praxis & Saber, 7(13), 15- 44. https://doi.org/10.19053/22160159.4158 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.4158
  • Gómez, V. (2004). Aproximación conceptual de la característica holístico-holográfica de la evaluación docente. Pedagogía y Saberes, (21). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Guichot, V. (2006). Democracia y educación: análisis crítico en los albores del tercer milenio. Pedagogía y Saberes, (25). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Gutiérrez, S. y Trujillo, M. (2008). Reflexiones sobre la didáctica de las ciencias sociales: aportes para los docentes que orientan la enseñanza de las ciencias sociales en los niveles básicos y media. En: Pedagogía y saberes. No. 28. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Gutiérrez, M., Agudelo, N., & Caro, E. (2016). La etnografía educativa virtual y la formación de docente. Praxis & Saber, 7(15), 41- 62. https://doi.org/10.19053/22160159.v7.n15.2016.5722 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v7.n15.2016.5722
  • Henao, B., Isaza, L., & Gómez, M. (2004). Hacia la construcción de horizontes alternativos para la práctica pedagógica. Pedagogía y Saberes, (21). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional. DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.21pys89.98
  • Henao, M. (2006). La fundamentación de lo público desde la Universidad. Pedagogía y Saberes, (25). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Jiménez, M., & Valle, A. (2015). Lo popular en la educación: entre mito e imaginario. Praxis & Saber, 6(12), 31-52. https://doi.org/10.19053/22160159.3802. DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.3802
  • León, A. (2012) "Cartografía de los saberes y prácticas de la educación femenina en Colombia: finales del siglo XIX, comienzos del siglo XX" . En: Pedagogía y Saberes, (37) Bogotá: Universidad Pedagogica. 5 – 18.
  • León, A. (2016) Una aproximación a las discusiones en el campo de la educación y la pedagogía: Estado de la cuestión. Pedagogía y Saberes, (44). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Londoño, L. (2016). Transformación de las relaciones de poder entre evaluación y educación. Praxis & Saber, 7(13), 153- 171. https://doi.org/10.19053/22160159.4170 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.4170
  • López, R. (2008). Hacia una pedagogía de la diversidad o la exigencia de repensar el carácter inclusivo de la escuela. Pedagogía y Saberes, (28). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Malaver, J., y Malaver, R. (2009). Desarrollismo, dictaduras y pos dictaduras: discurso pedagógico y poder en Chile. Pedagogía y Saberes, (31). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Manchego, O., y Salcedo L. (2009). El problema de la desarticulación de conocimientos en la formación inicial de profesores de química. Pedagogía y Saberes, (31). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Marín, D,. (2012). Interés por el gobierno y gobierno a través del interés: constitución de la naturaleza infantil. En: Pedagogía y Saberes, (37) Bogotá: Universidad Pedagogica Nacional., 37 – 48.
  • Martínez, A. (1990). Una mirada arqueológica a la Pedagogía. Pedagogía y Saberes, (1). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Mejía, M. (2006). Educaciones y pedagogías críticas desde el Sur. (Cartografías de la educación popular). Lima: Ceaal.
  • Mejía, R. (2015). La educación popular en el siglo XXI. Una resistencia intercultural desde el sur y desde abajo. Praxis & Saber, 6(12), 97-128. https://doi.org/10.19053/22160159.3765 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.3765
  • Mockus, A.; .Hernández, C.; Granés, J.; Charum, J,; Castro, M. (2001). Las fronteras de la escuela. Articulaciones entre conocimiento escolar y conocimiento extraescolar. Bogotá: Socolpe, Magisterio.
  • Noguera, C. (2003). Reflexiones sobre la desaparición de la infancia. Pedagogía y Saberes, (18). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Noguera, C. (2010). La constitución de las culturas pedagógicas modernas: una aproximación conceptual. Pedagogía y Saberes, (33). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Orrego, J. (2014). Relaciones vitales: el aula como escenario permanente de investigación. Praxis & Saber, 5(10), 121-139. https://doi.org/10.19053/22160159.3025 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.3025
  • Ortega, P. (2006). El papel de la escuela en la construcción de la ciudadanía. Pedagogía y Saberes, (25). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Peñuela, D. (2009). Pedagogía decolonial y educación comunitaria: una posibilidad ético-política. Pedagogía y Saberes, (30). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional. DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.30pys39.46
  • Pineda, D. (2010). El investigador pedagógico: una perspectiva sherlockiana. Praxis & Saber, 1(1), 43-75.
  • Rodríguez, H. (2006). Práctica pedagógica. Una tensión entre la teoría y la práctica. Pedagogía y Saberes, (24). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Rodríguez, N. (2008). La narración viso gestual en la constitución de subjetividad de personas que viven en el mundo del silencio: el caso de los sordos. Pedagogía y Saberes, (29). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Rozo, A. (2010). Dimensión pedagógica de la Educación Virtual: Una reflexión pendiente. Pedagogía y Saberes, (32). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Runge, A. (2012). Breve introducción al campo disciplinar y profesional de la Pedagogía: Consideraciones básicas sobre pedagogía, práctica educativa y saber pedagógico. Medellín: Universidad de Antioquia (Documento de trabajo).
  • Runge, A. (2013). El pensamiento pedagógico y didáctico de Juan Amós Comenio: su papel en la pansofíatriádica. Pedagogía y Saberes, (36). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Runge, A.; Garcés, J. & Muñoz, D. (2015). La pedagogía como campo profesional y disciplinar. Lugar estratégico para enfrentar las tensiones entre el reconocimiento científico, la profesionalidad y la regulación socioestatal de la profesión docente. En Echeverri, J. (2015). Paradigmas y conceptos en educación y pedagogía. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.
  • Saavedra, L. (2008). La profesión docente, sus múltiples funciones y campos de acción: una aproximación a la resignificación pedagógica. Pedagogía y Saberes, (29). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional. DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.29pys65.72
  • Sáenz, P. (2010). Reconocer lo político como una esfera propia del ser humano en la educación virtual. Pedagogía y Saberes, (32). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Salazar, P., Flórez, R., & Cuervo, E. (2010) Comprensión de los procesos de inclusión educativa de estudiantes sordos desde una perspectiva organizacional. Pedagogía y Saberes, (32). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Sánchez, S. (2010). Saberes escolares y conocimiento: conflicto de las pedagogías de la respuesta y las pedagogías de la pregunta. Praxis & Saber, 1(1), 77-101.
  • Samacá, I. (2016) El espíritu científico en la primera infancia. Praxis & Saber, 7 (13), 89-106. https://doi.org/10.19053/22160159.4167 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.4167
  • Tamayo, A. (2004). La formación pedagógica del docente universitario. Pedagogía y Saberes, (21). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Tamayo, A. (2010). Epistemología, currículo y evaluación (una relación por reconstruir). Praxis & Saber, 1(1), 103-116.
  • Tezanos de, A.(1987). Maestros, Artesanos Intelectuales. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, Centro de Investigaciones - CIUP, Centro Internacional de Investigaciones para el Desarrollo -CIID.
  • Viens, P. (2009). La influencia de Paulo Freire en la conformación de la educación popular autónoma en la Provincia de Quebec. Pedagogía y Saberes, (30). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional. DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.30pys33.37
  • Zambrano, A. (2013). Del sufrimiento o lo insuficiente de la educación ‘el declive de la razón y la impostura de la autonomía. Praxis & Saber, 4 (7), 35-49. https://doi.org/10.19053/22160159.2047 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.2047
  • Zambrano, A. (2016). Pedagogía y didáctica: esbozo de las diferencias, tensiones y relaciones de dos campos. Praxis & Saber, 7(13), 45- 61. https://doi.org/10.19053/22160159.4159 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.4159
  • Zuluaga, O., & Echeverri, A. (2003). El campo intelectual de la educación y el campo pedagógico. Posibilidades, complementos y diferencias. En Zuluaga, O., Echeverri, A., Martínez, A., Quiceno, H., Sáenz, J., & Álvarez, A. Pedagogía y epistemología. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.
  • Zuluaga, O., Echeverri, A., Martínez, A., Quiceno, H., Sáenz, J., & Álvarez, A. (2003). Pedagogía y epistemología. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.
  • Zuluaga, O. (1999). Pedagogía e Historia. La historicidad de la pedagogía. La enseñanza, un objeto de saber. Colombia: Editorial UDEA, Anthropos, Siglo del Hombre Editores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.