Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Arqueologia e Genealogia, Operadores Conceptuais para Pesquisar em Educação

Resumo

A proposta do artigo gira em torno aos usos e formas de apropriação de algumas categorias e conceitos da arqueologia e a genealogia foucaultianas, como operadores conceptuais que permitam novas abordagens do campo educativo. Para tal fim revisam-se ditas categorias para a pesquisa em educação. É deste modo que se descrevem as possibilidades e limitações destas categorias, a maneira de caixa de ferramentas para enfrentar a tarefa de pesquisar em educação e pedagogia.

Palavras-chave

arqueologia, genealogia, pesquisa educativa, história, pedagogia.

PDF (Español)

Biografia do Autor

Pedro Alexander Sosa Gutiérrez

Magister en educación

Docente Licenciatura en Artes Plasticas 

Elver Chaparro Cardozo

Docente de Investigación

Facultad de Ciencias de la Educación


Referências

  • Álvarez, A. (1995). Y la escuela se hizo necesaria. Bogotá: Editorial Magisterio.
  • Boom, A., Quiceno, H., Saldarriaga, O., Sáenz, J., Caruso, M., &
  • Zuluaga, O. (2005). Foucault, La padagogía y la educación. Pensar de otro modo. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.
  • Castro, E. (1995). Pensar a Foucault. Interrogantes filosóficas de la arqueología del saber. Buenos Aires: Editorial Biblios.
  • Castro, E. (2011). Diccionario de Foucault. Temas conceptos y autores. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores.
  • Castro, S. (2011) Conferencia: La Historia Natural en el Orden Epistémico y Tecnolopolitico del Saber. Universidad Nacional del Colombia.
  • Deleuze, G. (1988). Foucault. Bueno Aires: Editorial Biblos.
  • Díaz, E. (1988). La filosofía de Michel Foucault. Buenos Aires: Biblos.
  • Foucault, M. (1982). La imposible prisión: debate con Foucault Michel. Barcelona: Anagrama.
  • Foucault, M. (1992). Microfísica del poder. Madrid: Ediciones la Piqueta.
  • Foucault, M. (1998). Genealogía del racismo. La Plata: Caronte Ensayos.
  • Foucault, M. (2001). Las palabras y las cosas. México: Siglo XXI.
  • Foucault, M. (2005). Vigilar y Castigar. México: Siglo XXI.
  • Foucault, M. (2009). La arqueología del saber. Madrid: Siglo XXI.
  • Lyotard, J. F. (1987). La condición postmoderna. Informe del saber (Trad. M. Rato). Madrid: Cátedra S. A.
  • Murillo, S. (1996). El discurso de Foucault: Estado, locura y anormalidad en la construcción del individuo moderno. Buenos Aires: Oficina de publicaciones del CBC.
  • Quesada, J. (1988). Un pensamiento intempestivo. Barcelona: Antrophos.
  • Rodríguez, R. (1999). Foucault la genealogía de los sexos. Barcelona: Anthropos.
  • Zuluaga, O. (1999). Pedagogía e historia. La historicidad de la pedagogía, la enseñanza un objeto de saber. Bogotá: Siglo del Hombre editores.
  • Zuluaga, O. (2005). Foucault, la pedagogía y la educación. Pensar de otro modo. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.