Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Considerações teórico-metodológicas do mito como via de entendimento e integração cultural

Resumo

A dualidade, assumida desde uma história da filosofia eurocêntrica, entre a racionalidade mítica e a racionalidade filosófica, marca um ponto importante para o desenvolvimento do pensamento ocidental e seus efeitos em outras formas de ver o mundo. Dita situação, proposta entre os antigos hoje toma vigência para América Latina e todas aquelas instituições político-pedagógicas encarregadas da formação de sujeitos históricos, onde, a filosofia se entende como produção cultural que denuncia o encobrimento do outro. Este escrito faz uma análise das principais características do mito, entendendo-o não só como antecedente da racionalidade filosófica e depois científica, sina como um elemento constitutivo da mesma, isto é que não desaparece; pelo contrário, coexiste. Assim mesmo, pretende-se, desde uma leitura dialética, reivindicar a racionalidade mítica baixo a qual se suportava a explicação de sua realidade histórico-cultural concreta, tendo como referência a teoria dos cinco elementos originários e a analogia que se apresenta nas culturas nativas. Como colofón, se apresenta uma exemplificação prática do exposto anteriormente.

Palavras-chave

racionalidade mítica, eurocentrismo, o nativo, natureza, cinco elementos

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Claudio Ramírez Angarita

Docente investigador

Universidad la Gran Colombia (Bogotá, Colombia)

Cristhian Ricardo Santos

Estudiante de la Maestría en Investigación Social Interdisciplinar Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colombia)


Referências

  • Aguilar, C. (1988). Historia del pensamiento filosófico. La antigüedad (Tomo I). Barcelona: Sarpe.
  • Álvarez, E., Pedrós, Ugena (2001). Carta del jefe Seattle. En, Educación ambiental. México: Pax.
  • Arroyo, A. (2009). Mitos contemporáneos y filosofía. Eikasia, año IV (25), 57-71.
  • Böhme, G., & Böhme, H. (1998). Fuego, agua, tierra, aire: una historia cultural de los elementos. Madrid: Herder.
  • Cassier, E. (1993). El mito del Estado. México: Fondo de Cultura Económica.
  • Cornford, F. (1984). De la religión a la filosofía. Barcelona: Ariel.
  • Descartes, R. (1967). Obras escogidas. Buenos Aires: Editorial Sudamericana.
  • Detienne, M. (1985). La invención de la mitología. Barcelona: Península.
  • Dussel, E. (1994). 1492 El encubrimiento del otro. La Paz: Plural Editores.
  • Fayanás E. (2011). Las culturas precolombinas y el agua. Nuevatribuna. Recuperado de, http://www.nuevatribuna.es/articulo/medio-ambiente/las-culturas-precolombinas-y-el-agua/20110523115355055101.html
  • Hadot, P. (2000). ¿Qué es la filosofía antigua? México: Fondo de Cultura Económica.
  • Galeano, E. (2005). Las venas abiertas de América latina. Bogotá: Panamericana. PMCid: PMC1305520
  • Jaeger, W. (1944). Paideia. Los ideales de la cultura griega (Tomo I). México: Fondo de Cultura Económica. PMid: 16693356 PMCid: PMC1315137
  • Jaeger, W. (1984). Aristóteles. México: Fondo de Cultura Económica.
  • Jaeger, W. (2011). Teoría sobre la naturaleza y el origen de la religión, en La teología de los primeros filósofos griegos (pp. 172-190). México: Fondo de Cultura Económica.
  • Kirk, G. S. (2002). La Naturaleza de los Mitos griegos. Barcelona: Paidós.
  • Kirk, G. S, Raven, J.E., & Schofield, M. (2003). Los filósofos presocráticos. Historia crítica con selección de textos. Madrid: Gredos.
  • Larrión, J. (2012). Mito, ciencia y sociedad. El relato mítico y la razón científica como formas de conocimiento. En Dialécticas de la postsecularidad. Pluralismo y corrientes de secularización, (pp. 235–262). Barcelona: Anthropos, Siglo XXI. Recuperado de https://miaulario.unavarra.es/access/content/user/josean.larrion/Publicaciones/Mito%2C%20ciencia%20y%20sociedad.%20El%20relato%20m%C3%ADtico%20y%20la%20raz%C3%B3n%20cient%C3%ADfica%20como%20formas%20de%20conocimiento.pdf
  • León, M. (2003). Nuestros poetas aztecas. México: Planeta.
  • Lévi-Strauss, C., & Arruabarrena, H. (2012). Mito y significado. Madrid: Alianza Editorial.
  • Lisi, F. (2007). Los filósofos presocráticos. En Los filósofos presocráticos, Obras (Tomo I, pp. VIII-XXVIII). Barcelona: Gredos.
  • López, R. (2005). El mito griego como antecedente de la racionalidad filosófica. Dimensiones filosófica, histórica y epistemológica del mito griego y su relación con el logos, entre los siglos VIII y V a. C. Santiago: Universidad de Chile.
  • Millas, J. (2005) Las primeras del filosofar en la poesía de Hesiodo de Beocia. Anales, 10, 7-18.
  • Mitchell, H.B. (2006). Raíces de la sabiduría. México: Thomson.
  • Rojas-Mix, M. (1991). Los cien nombres de América: eso que descubrió Colón. San José: Universidad de Costa Rica.
  • Sevilla de, M., Tovar de, L., & Arráez, B. (2006). El mito: la explicación de una realidad. Laurus, 12(21), 122-137.
  • Tursunov, A. (1975). Del mito a la ciencia. Buenos Aires: Pueblos Unidos. PMid:124993
  • Vernant, J. (1998). Los orígenes del pensamiento griego. Barcelona: Paidós.
  • PMCid:PMC508817
  • Vernant, J. (2002). Entre mito y política. México: Fondo de Cultura Económica.
  • Vernant, J. (2003). Mito y sociedad en la Grecia antigua. Madrid: Siglo XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.