Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Motivação em estudantes de música: orquestra de flautas da Faculdade das Artes

Resumo

A motivação tem um papel fundamental para promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes. Gera-se como resultado do interesse genuíno da pessoa —intrínseca— ou por outros fatores, como um benefício o recompensa —extrínseca—. De qualquer maneira, o docente tem a capacidade de influenciar na motivação dos alunos. Em outubro de 2016 é formada a Orquestra de Flautas da Faculdade das Artes da Universidade Autónoma de Chihuahua como parte do projeto chamado Orquestra de Flautas da Faculdade das Artes: Inclusão e trabalho grupal de estudantes e docentes. Projeto de pesquisa, com a finalidade de incidir no desempenho dos estudantes de flauta. Empregando a pesquisa qualitativa, este artigo compartilha os resultados das primeiras entrevistas feitas aos nove membros deste grupo em relação com a motivação. Através dos resultados se observa que a motivação intrínseca é predominante em uma primeira fase e que derivado dele os alunos apresentam desenvolvimento de habilidades, resolução de problemas, diminuição do medo cénico, e progresso da sua aprendizagem académico.

Palavras-chave

motivação, motivação intrínseca, motivação extrínseca, ensino-aprendizagem

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Francia Terrazas-Bañales

Doctorado en Educación Musical una Perspectiva Multidisciplinar

Universidad Autónoma de Chihuahua (Chihuahua, México)


Referências

Balaguer, I., Castillo, I., & Duda, J. (2008). Apoyo a la autonomía, satisfacción de las necesidades, motivación y bienestar en deportistas de competición: Un análisis de la teoría de la autodeterminación. Revista de Psicología del Deporte, 17(1), 123-139.

Covarrubias, P. & Piña, M. (2004). La interacción maestro-alumno y su relación con el aprendizaje. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 34(1), 47-84.

Elias, M., & Sánchez-Gelabert, A. (2014). Relación entre actitudes y acciones de aprendizaje de los estudiantes universitarios. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 1(1), 3-14. https://doi.org/10.17979/reipe.2014.1.1.17

Elizondo, A., Rodríguez, J., & Rodríguez, I. (2018). La importancia de la emoción en el aprendizaje: Propuestas para mejorar la motivación de los estudiantes. Cuaderno de pedagogía universitaria, 15(29), 3-11.

Ericsson, K. (1996). The acquisition of expert performance: An introduction to some of the issues. En K. Ericsson (Ed.), The road to excellence (pp. 1-50). Mahwah, NJ: Erlbaum.

Ericsson, K. (2006). The influence of experience and deliberate practice on the development of superior expert performance (Chapter 3). The Cambridge handbook of expertise and expert performance (pp. 685-705). https://doi.org/10.1017/CBO9780511816796.038

Ericsson, K., & Charness, N. (1994). Expert performance: Its structure and acquisition. American Psychologist, 49, 725-747. https://doi.org/10.1037/0003-066X.49.8.725

Ericsson, K., Krampe, R., & Tesch-Römer, C. (1993). The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance. Psychological Review, 100, 363-406. https://doi.org/10.1037/0033-295X.100.3.363

Ericsson, K. & Lehmann, A. (1996). Expert and exceptional performance: Evidence for maximal adaptations to task constraints. Annual Review of Psychology, 47, 273-305. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.47.1.273

Escobar, M. (2015). Influencia de la interacción alumno-docente en el proceso enseñanza-aprendizaje. Paakat: Revista de Tecnología y Sociedad, 5(8).

Fernández-Gámez, D., & Guerra-Martín, M. (2016). Aprendizaje inverso en formación profesional: Opiniones de los estudiantes. International Journal of Technology and Educational Innovation, 2(1), 29-37. https://doi.org/10.20548/innoeduca.2016.v2i1.1048

Fuertes, A., Ferrís, R., & Grimaldo, F. (2018). ¿Un cambio de metodología que aumente la satisfacción y motivación del estudiante favorece su aprendizaje? Experiencias en el aula. Actas de las Jenui, 3, 335-342.

García, F., & Doménech, F. (2002). Motivación, aprendizaje y rendimiento escolar. Reflexiones Pegadógicas, 16, 24-36.

Hallam, S., Rinta, T., Varvarigou, M., Creech, A., Papageorgi, I., Gomes, T., & Lapinekun, J. (2012). The development of practising strategies in young people. Psychology of Music, 40(5), 652-680. https://doi.org/10.1177/0305735612443868

Hernández, A., Silveira, Y., & Moreno, J. A. (2015). Adquisición de las competencias profesionales según el soporte de autonomía, mediadores psicológicos y motivación. Bordón, 67(4), 61-72. https://doi.org/10.13042/Bordon.2015.67406

Herrera, J. & Zamora, N. (2014). ¿Sabemos realmente que es la motivación? Correo Científico Médico de Holguín, 18(1), 126-128.

Hoffer, A. & Klotman, R. (1995). Foundations of Music Education. New York: Schirmer Books.

Howe, M., Davidson, K., Moore, D., & Sloboda, J. (1998). Innate talents: Reality or myth. Behavioral and Brain Sciencies, 21, 399-407. https://doi.org/10.1017/S0140525X9800123X

Kokotsaki, D. & Hallam, S. (2007). Higher education music students’ perceptions of the benefits of participative music making. Journal Title, 10(10), 1-3. https://doi.org/10.1080/14613800601127577

Lehmann, A. & Ericsson, K. (1997). Research on expert performance and deliberate practice: Implications for the education of amateur musicians and music students. Psychomusicology, 16, 40-58. https://doi.org/10.1037/h0094068

Lens, W., Matos, L., & Vansteenkiste, M. (2008). El profesor como fuente de motivación de los estudiantes: Hablando del qué y del porqué del aprendizaje de los estudiantes. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 4(1), 1-9. https://doi.org/10.19083/ridu.4.9

Marín, R. (2003). El modelo educativo de la UACH: elementos para su construcción. Chihuahua: Universidad Autónoma de Chihuahua, Ed. Dirección de Extensión y Difusión Cultural.

Matos, R. (2006). La práctica de la reflexión durante el aprendizaje de un instrumento musical. Revista de Investigación, 59, 65-88.

Oriola-Requena, S., Gustems-Carnicer, J., & Filella-Guiu, G. (2018). Agrupaciones musicales juveniles: Modelos funcionales para la motivación académica de los adolescentes. REIRE Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 11(2).


Ospina, J. (2006). La motivación, motor del aprendizaje. Revista Ciencia de la Salud, 4, 158-160.

Papageorgi, I., Hallam, S., & Welch, G. (2007). A conceptual framework for understanding musical performance anxiety. Research Studies in Music Education, 28, 83-107. https://doi.org/10.1177/1321103X070280010207

Polanco, A. (2005). La motivación en los estudiantes universitarios. Actualidades Investigativas en Educación, 5(2), 1-13.

Ryan, R. & Deci, E. (2000). La teoría de la autodeterminación y la facilitación de la motivación intrínseca, el desarrollo social, y el bienestar. American Psychological Association, 55(1), 68-78. https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68

Silva, T. (2016). Estrategias motivacionales que permitan mejorar la adaptación de los estudiantes en el proceso enseñanza aprendizaje. Machala: Universidad Técnica de Machala

Tedesco, J. (2011). Los desafíos de la educación básica en el siglo XXI. Revista Iberoamericana de Educación, 55, 31-47.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.