Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Comunicação assertiva em professores: diagnóstico e proposta educativa

Resumo

A comunicação assertiva tem-se incluído como uma das habilidades sociais e para a vida que são chaves para a promoção do desenvolvimento humano e a prevenção de problemas psicossociais. O objetivo deste estudo foi realizar um diagnóstico da comunicação assertiva desde sua dimensão pessoal em frente às características sócio-demográficas em professores. A partir dos achados, fez-se um desenho de uma intervenção educativa. O método aplicado foi quantitativo, através de um estudo transecional descritivo, com 39 professores e professoras. Os resultados indicam que a maioria dos participantes está na faixa média para acima, o que dá conta de que são assertivos ao comunicar-se. No entanto, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para o fator 3, com respeito ao nível de formação (F=4,189; p= 0,048) e aos anos de experiência (F=3,39; p= 0,045); assim como no fator 5 com respeito ao número de filhos (F=5,14; p= 0,029). Conclui-se que é necessário reforçar e melhorar algumas características desta comunicação, para o qual se propôs um programa educativo.

Palavras-chave

comunicação, assertividade, educação, professores

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Aparicio, M. (2013). La asertividad y la mediación para resolver conflictos en las aulas de ESO (Tesis de maestría, Universidad Internacional de la Rioja, Barcelona, España). Recuperado de http://reunir.unir.net/ handle/123456789/1948

Ayvar, H. (2016). La autoestima y la asertividad en adolescentes de educación secundaria de un colegio estatal y particular de un sector del distrito de Santa Anita. Revista Avances en Psicología, 24(2), 193-203.

Bar-On, R., & Parker, J. (2000). The Bar-On Emotional Quotient Inventory EQ-I: YV: Technical manual. Toronto, Canadá: MultiHealth Systems.

Bishop, S. (2006). Develop your assertiveness. London: Kogan Page.

Bisquerra-Alcina, R. (2008). Educación para la ciudadanía y convivencia, El enfoque de la educación emocional. Bilbao, España: Wolters Kluber.

Bueno, M., Durán, M., & Garrido, M. (2013). Entrenamiento en habilidades sociales en estudiantes universitarios de magisterio de la especialidad de educación primaria: un estudio preliminar. Apuntes de Psicología, (31), 85-91.

Buitrago-Bonilla, R. (2018). Transformaciones sociales educativas desde procesos investigativos. Praxis & Saber, 9(21), 9-20. https://doi. org/10.19053/22160159.v9.n21.2018.8922

Caballo, V. (1983). Asertividad: definiciones y dimensiones. Estudios de Psicología, (13), 52-62.

Cañón-Montañez, W., & Rodríguez-Acelas, A. (2011). Asertividad: una habilidad social necesaria en los profesionales de Enfermería y Fisioterapia. Texto y Contexto Enfermería, 20(Esp.), 81-7.

Chaux, E., Lleras, J., & Velásquez, A. (2004). Competencias ciudadanas: de los estándares al aula: una propuesta de integración a las áreas académicas. Bogotá: Ediciones Uniandes.

Díaz-Alzate, M., & Mejía-Zapata, S. (2018a). La mirada de los adolescentes al modelo de habilidades para la vida. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(2), 709-718. https://dx.doi. org/10.11600/1692715x.16205

Melo, S., & Jiménez, W. (2012). Las habilidades sociales como estrategia metodológica que permite la solución asertiva del conflicto escolar (Trabajo de grado de especialización, Universidad Libre, Bogotá, Colombia). Recuperado de http://repository.unilibre.edu.co/ handle/10901/5895

Méndez, M., & Sánchez, M. (2014). Análisis comparativo de la agresividad y asertividad de los adolescentes en Instituciones Educativas de niveles socioeconómicos diferentes (Tesis de Maestría, Unife, Lima, Perú). Recuperado de http://repositorio.unife.edu.pe/repositorio/ handle/20.500.11955/266

Ministerio de Salud de Colombia. (octubre 4, 1993). Resolución 0008430 de 1993 por medio de la cual se establecen las normas científicas, técnicas y administrativas para la investigación en salud.

Monje, V., Camacho, M., Trujillo, E., & Artunduaga, L. (2009). Influencia de los estilos de comunicación asertiva de los docentes en el aprendizaje escolar. Psicogente, 12(21), 78-95. http://dx.doi.org/10.17081/psico.12.21.1109

Navarro, M. (2000). Asertividad y teoría de decisiones: el rol del orientador escolar. Recuperado de https://studylib.es/doc/138513/ asertividad-y-teor%C3%ADa-de-decisiones--el-rol-del-orientador Pajares, F. (2002). Overview of Social Cognitive Theory and self-efficacy. Atlanta: Universidad de Emory. Recuperado de https://www.uky. edu/~eushe2/Pajares/eff.html

Palomera, R., Gil-Olarte, P., & Brackett, M. (2006). ¿Se perciben con inteligencia emocional los docentes? Posibles consecuencias sobre la calidad educativa. Revista de Educación, (341), 687-703.

Pérez, M., & Alvarado, C. (2015). Los estilos parentales: su relación en la negociación y el conflicto entre padres y adolescentes. Revista Acta de Investigación Psicológica, 5(2), 1972-1983.

Reolid, V. (2015). Propuesta de un programa de intervención para la mejora de las habilidades sociales en adolescentes (Tesis de Maestría, Universidad Jaume I, Castellón, España). Recuperado de http://repositori.uji.es/xmlui/bitstream/handle/10234/142985/ TFM_2014_reolidV.pdf?sequence=1

Rodríguez, E., & Serralde, M. (1991). Asertividad para negociar. México: McGraw-Hill. Rodríguez, S., & Montanero, M. (2017). Estudio del entrenamiento en habilidades sociales de un grupo de 2º de la E.S.O. Tarbiya, Revista de investigación e innovación educativa, 0(33).

Rodríguez, V., & Romero, D. (2011). La asertividad como factor asociado a las habilidades cognitivas de solución de problemas interpersonales en estudiantes de 12 años. (Tesis de Maestría, Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia). Recuperado de http://repository.javeriana.edu. co/handle/10554/1431

Rubiales, J., Russo, D., Paneiva, P., & González, R. (2018). Revisión sistemática sobre los programas de entrenamiento socioemocional para niños y adolescentes de 6 a 18 años publicados entre 2011 y 2015. Revista Costarricense de Psicología, 37(2), 163-186. http://dx.doi. org/10.22544/rcps.v37i02.05.

Saarni, C. (2000). Emotional competence: A developmental perspective, En: Bar-On, R., & Parker, J. (Eds.), The Handbook of emotional intelligence: Theory, development, assessment, and application at home, school, and in the workplace. San Francisco: Jossey-Bass

Sosa de, M. (2011). Influencia de la asertividad en el estilo comunicacional de los miembros de parejas de entre uno y cinco años de convivencia de la ciudad de Rosario (Tesis de pregrado, Universidad Abierta Interamericana, Buenos Aires, Argentina).

Speed, B., Goldstein, B., & Goldfried, M. (2018). Assertiveness training: A forgotten evidence based treatment. Clinical Psychology: Science and Practice, 25(1).

Velásquez, C., Montgomery, W., Montero, V., Pomalaya, R., Dioses, A., Araki, R., & Reynoso, D. (2008). Bienestar psicológico, asertividad y rendimiento académico en estudiantes universitarios sanmarquinos. Revista de Investigación en Psicología, 11(2), 139-152.

Villar, E., Quesada, J., Navarro, J., & Rodríguez, A. (2010). Desarrollo de la asertividad como instrumento de aprendizaje para alumnos universitarios. Revista electrónica Iniciación a la Investigación, (4), 8. Recuperado de http://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/ ininv/article/view/510/445

Wolpe, J. (1958). Psychotherapy by reciprocal inhibition. Palo Alto, CA: Stanford University Press.

Zeldin, A. (2000). Review of career self-efficacy literature (Tesis doctoral, Universidad de Emory, Atlanta). Recuperado de https://www.uky. edu/~eushe2/Pajares/ZeldinDissertation2000.PDF

Zlatić, L. Bjekić, D., Marinković, S., & Bojović, M. (2014). Development of teacher communication competence. Procedia - Social and Behavioral Sciences, (116), 606-610.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.