A escola emergente através da prática artística. a experiência e a subjetividade.
Resumo
Na escola, a subjetividades possibilita ampliação das miradas que se dão con respecto à experiência de aula, à prática artística e a função docente em sue reconhecimento e seu atuar sobre a consciência afectiva do estudante. O artigo propõe uma discução sobre a importância da educação artística nas instituções da educação básica e média, focalizando três momentos relacionados con algumas concepções sobre a subjetividade, os canais de comunicação escolar e as reflexões sobre o pensamento artístico do maestro em artes. Asi mesmo, faz referência à utilização da pesquisa cualitativa como um exercício fundamental na discução argumentada da escola. O artigo conclui relacionando a pérdida de sentido que tem a institução escolar frente a seus frustrados mecanismos de comunicação, nos que percibe-se um desinterés generalizado de seus atores y falta de inventivos que aumentem o sentido de compromisso dos professores.Palavras-chave
Subjetividad, prática artística, aprendizagem, experiência, comunicação.
Referências
- Aristizábal, P. J. (2005). Subjetividad,historia y cultura. Estudios fenomenológicos. Bogotá, D.C.: Alejandría libros.
- Ayuste, A. y. (1994). PLANTEAMIENTOS DE LA PEDAGOGÍA CRÍTICA. Colección Biblioteca de aula. Barcelona: Graó.
- Derrida, J. (1989). La escritura y la diferencia. Barcelona: Anthropos.
- Díaz, C. (1988). La Creatividad en la Expresion Plástica. Madrid: Narcea Ediciones.
- Eisner, E. W. (2002). La escuela que necesitamos: Ensayos personales. Buenos Aires: Amorrortu.
- Foucault, M. (2009). www.philosophia.cl/ Escuela de filosofia universidad de ARCIS. Recuperado el 12 de septiembre de 2010, de www.philosophia.cl
- García Canclini, N. (2001). La producccion simbólica. Teoria y método en sociologia del arte. México: Siglo veintiuno editores.
- GONZALEZ, S. (2007). Regímenes de la estética y la política: condiciones sociopolíticas del arte contemporáneo. Revista Educación y Ciencia Nro. 10. CIEFED U.P.T.C. , 162.
- Herrera, M. (2006). Constitución de identidades: Políticas públicas y reformas educativas. En: Narodowski y otros, La razón técnica desafía a la razón escolar: construcción de identidades y subjetividades políticas en la formación. Buenos Aires. Novedades Educativas.
- Latour, B. (1999 ). La esperanza de Pandora. Ensayos sobre la realidad de los estudios de la ciencia, Barcelona, Gedisa, Recensión. Recuperado el 11 de 02 de 2011, de http://www.jsegui.e.telefonica.net/Textos/Latour.pdf:
- Mejía, M. (2002). Las pedagogías críticas en tiempos del capitalismo cognitivo. Universidad Pedagogica Nacional. programa Ondas.
- MEN. (2000). Lineamientos curriculares áreas obligatorias y fundamentales. EDUCACION ARTISTICA. Santafé de Bogotá: impresión Nomos.
- MEN. (2010). Orientaciones Pedagógicas para la Educacion Artística en Básica y Media. Bogotá. D.C.: Ministerio de Educación Nacional.
- Ros, N. (1999). El lenguaje artístico, la educación y la creación. Revista Iberoamericana de Educación ISSN:1681-5653. Documento pdf.
- Rueda, R. (2006). Tecnologías y escuela: Por una pedagogía de (co) constructora de mundos posibles. En: Narodowski y otros, La razón técnica desafía a la razón escolar: construcción de identidades y subjetividades políticas en la formación. Buenos Aires. Novedades Educativas.
- Sandoval, C. (1996). Investigacion Cualitativa. Bogotá: ARFO Editores.
- Solórzano, J. (2000). Postmodernismo: ¿Una posibilidad de desarrollar propuestas creativas en artes visuales? PAIDEIA No. 8 Universidad Surcolombiana , 46.
- Tetay, J. M. (1995). Criterios para la construcccion del PEI. Un enfoque investigativo. Bogotá: Magisterio.
Downloads
Não há dados estatísticos.