Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Modernidade, capitalismo e universidade. Contenda entre os quatro ethos históricos em Bolívar Echeverría

Resumo

Como método de leitura da universidade, os quatro ethos históricos da modernidade capitalista são apresentados a partir da perspectiva do filósofo equatoriano-mexicano Bolívar Echeverría. É apresentada a tese de que as diferentes configurações da universidade — inclusive as configurações críticas — herdam os problemas da modernidade com relação à substituição do valor de uso por valor de câmbio, uma substituição da qual os bens espirituais da cultura não escapam. Para desenvolver esta tese, são apresentadas cinco seções: O problema da modernidade; Modernidade e capitalismo; O método: uma leitura da universidade a partir dos quatro ethos históricos; Abordagens para uma leitura da universidade a partir dos quatro ethos históricos; e Considerações finais, nas quais é proposta a possibilidade de uma releitura de toda a história da modernidade, da universidade e do capitalismo, com base no conflito entre os quatro ethos históricos.

Palavras-chave

modernidade, capitalismo, universidade, valor de uso/valor de câmbio, ethos histórico

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

  • Arteta, Á. (2020). Bolívar Echeverría: traductor de Walter Benjamin.
  • Acta Poética, 41(1), 91-113. https://doi.org/10-19130/iifl.ap.2020.1.867 DOI: https://doi.org/10.19130/iifl.ap.2020.1.867
  • Artunduaga, R. (2019). Cultura mestiza y regímenes estéticos de la vida cotidiana. El ethos barroco de Bolívar Echeverría. Cuadernos de Filosofía Latinoamericana, 40(120), 55-68. https://doi.org/10.15332/25005375/5376 DOI: https://doi.org/10.15332/25005375/5376
  • Benjamin, W. (2010). Tesis sobre la historia y otros fragmentos. Ediciones Desde Abajo.
  • Carrión, C. (2017). El ethos barroco: una lectura desde la teoría de los modos literarios. Universitas. Revista de Ciencias Sociales y Humanas, (26), 163-178. https://doi.org/10.17163/uni.n26.2017.06 DOI: https://doi.org/10.17163/uni.n26.2017.06
  • Echeverría, B. (1997). Las ilusiones de la Modernidad: ensayos. UNAM; El equilibrista.
  • Echeverría, B. (2000). La modernidad de lo barroco. Ediciones Era; UNAM.
  • Echeverría, B. (2008). La “modernidad americana” (claves para su comprensión). En B. Echeverría (Comp.), La americanización de la modernidad (pp. 12-49). Ediciones Era. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1xxw14
  • Echeverría, B. (2011). Antología. Crítica de la Modernidad capitalista. Oxfam; Vicepresidencia del Estado Plurinacional de Bolivia.
  • Echeverría, B. (2016). Modernidad y blanquitud. Ediciones Era.
  • Gandler, S. (2020). Algunos comentarios críticos a la obra de Bolívar
  • Echeverría. Telos, 22(3), 640-652. https://doi.org/10.36390/telos223.12 DOI: https://doi.org/10.36390/telos223.12
  • Gómez, L., & Pulido, Ó. (2018). La pedagogía y su presente: umbrales y relaciones. Praxis & Saber, 7(13), 9-14. https://doi.org/10.19053/22160159.4157 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.4157
  • Horkheimer, M., & Adorno, T. (2018). Dialéctica de la Ilustración: fragmentos filosóficos. Trotta.
  • Juárez, D., Olmos, A., & Ríos, E. (2020). Educación en territorios rurales en Iberoamérica. Fondo Editorial Universidad Católica de Oriente.
  • Koyré, A. (1999). Del mundo cerrado al universo infinito. Siglo XXI.
  • Leite, G. (2020). Reflexiones sobre la dialéctica del atraso en el capitalismo: puntos de convergencia entre el joven Marx y Francisco de Oliveira. Encuentros, 18(3), 36-47. https://doi.org/10.15665/encuent.v18i3.2130 DOI: https://doi.org/10.15665/encuent.v18i3.2130
  • Luckacs, G. (1984). Historia y conciencia de clase. Tomo II. Ediciones Sarpe.
  • Marx, K. (2001). El capital. Crítica a la economía política. Siglo XXI.
  • Mendoza, C. (2019). Bolívar Echeverría: crítica, forma natural y teología negativa. Castalia. Revista de Psicología de la Academia, (33), 5-17. https://doi.org/10.25074/07198051.33.1584 DOI: https://doi.org/10.25074/07198051.33.1584
  • Millán, M. (2018). Re/centrando al sujeto social: valor de uso, metabolismo social y estrategias anticapitalistas. Nómadas, (48), 167-179. https://doi.org/10.30578/nomadas.n48a10 DOI: https://doi.org/10.30578/nomadas.n48a10
  • Mumford, L. (1992). Técnica y civilización. Alianza Editorial.
  • O´ Gorman, E. (1958). La invención de América. Fondo de Cultura Económica.
  • Pérez, F., & Hincapié, A. (2018). La otra universidad en Colombia: la lucha por la emancipación humana. Revista Kavilando, 10(2), 342-355.
  • Pérez, F. (2019). Emergencia de otra universidad: popular, indígena, campesina e intercultural. Revista Encuentros. 10 (61-85).
  • Restrepo, C. (2013). Universidad-biopolítica. Razones para las nuevas luchas estudiantiles. En A. Ruiz (Comp.), Universidad e investigación (pp. 49-62). Universidad Pontificia Bolivariana.
  • Soto, G. (2007). Filosofía medieval. Universidad Pedagógica Nacional; Ediciones San Pablo.
  • Valle, A. (2021). Investigación educativa: problemática y carácter multidisciplinario. Reflexiones teóricas y filosóficas. Praxis & Saber, 12(29), e11469. https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11469 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11469
  • Weber, M. (1991). La ética protestante y el espíritu del capitalismo. Premia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.