Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Modernidade, capitalismo e universidade. Contenda entre os quatro ethos históricos em Bolívar Echeverría

Resumo

Como método de leitura da universidade, os quatro ethos históricos da modernidade capitalista são apresentados a partir da perspectiva do filósofo equatoriano-mexicano Bolívar Echeverría. É apresentada a tese de que as diferentes configurações da universidade — inclusive as configurações críticas — herdam os problemas da modernidade com relação à substituição do valor de uso por valor de câmbio, uma substituição da qual os bens espirituais da cultura não escapam. Para desenvolver esta tese, são apresentadas cinco seções: O problema da modernidade; Modernidade e capitalismo; O método: uma leitura da universidade a partir dos quatro ethos históricos; Abordagens para uma leitura da universidade a partir dos quatro ethos históricos; e Considerações finais, nas quais é proposta a possibilidade de uma releitura de toda a história da modernidade, da universidade e do capitalismo, com base no conflito entre os quatro ethos históricos.

Palavras-chave

modernidade, capitalismo, universidade, valor de uso/valor de câmbio, ethos histórico

XML (Español) PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

  1. Arteta, Á. (2020). Bolívar Echeverría: traductor de Walter Benjamin.
  2. Acta Poética, 41(1), 91-113. https://doi.org/10-19130/iifl.ap.2020.1.867 DOI: https://doi.org/10.19130/iifl.ap.2020.1.867
  3. Artunduaga, R. (2019). Cultura mestiza y regímenes estéticos de la vida cotidiana. El ethos barroco de Bolívar Echeverría. Cuadernos de Filosofía Latinoamericana, 40(120), 55-68. https://doi.org/10.15332/25005375/5376 DOI: https://doi.org/10.15332/25005375/5376
  4. Benjamin, W. (2010). Tesis sobre la historia y otros fragmentos. Ediciones Desde Abajo.
  5. Carrión, C. (2017). El ethos barroco: una lectura desde la teoría de los modos literarios. Universitas. Revista de Ciencias Sociales y Humanas, (26), 163-178. https://doi.org/10.17163/uni.n26.2017.06 DOI: https://doi.org/10.17163/uni.n26.2017.06
  6. Echeverría, B. (1997). Las ilusiones de la Modernidad: ensayos. UNAM; El equilibrista.
  7. Echeverría, B. (2000). La modernidad de lo barroco. Ediciones Era; UNAM.
  8. Echeverría, B. (2008). La “modernidad americana” (claves para su comprensión). En B. Echeverría (Comp.), La americanización de la modernidad (pp. 12-49). Ediciones Era. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1xxw14
  9. Echeverría, B. (2011). Antología. Crítica de la Modernidad capitalista. Oxfam; Vicepresidencia del Estado Plurinacional de Bolivia.
  10. Echeverría, B. (2016). Modernidad y blanquitud. Ediciones Era.
  11. Gandler, S. (2020). Algunos comentarios críticos a la obra de Bolívar
  12. Echeverría. Telos, 22(3), 640-652. https://doi.org/10.36390/telos223.12 DOI: https://doi.org/10.36390/telos223.12
  13. Gómez, L., & Pulido, Ó. (2018). La pedagogía y su presente: umbrales y relaciones. Praxis & Saber, 7(13), 9-14. https://doi.org/10.19053/22160159.4157 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.4157
  14. Horkheimer, M., & Adorno, T. (2018). Dialéctica de la Ilustración: fragmentos filosóficos. Trotta.
  15. Juárez, D., Olmos, A., & Ríos, E. (2020). Educación en territorios rurales en Iberoamérica. Fondo Editorial Universidad Católica de Oriente.
  16. Koyré, A. (1999). Del mundo cerrado al universo infinito. Siglo XXI.
  17. Leite, G. (2020). Reflexiones sobre la dialéctica del atraso en el capitalismo: puntos de convergencia entre el joven Marx y Francisco de Oliveira. Encuentros, 18(3), 36-47. https://doi.org/10.15665/encuent.v18i3.2130 DOI: https://doi.org/10.15665/encuent.v18i3.2130
  18. Luckacs, G. (1984). Historia y conciencia de clase. Tomo II. Ediciones Sarpe.
  19. Marx, K. (2001). El capital. Crítica a la economía política. Siglo XXI.
  20. Mendoza, C. (2019). Bolívar Echeverría: crítica, forma natural y teología negativa. Castalia. Revista de Psicología de la Academia, (33), 5-17. https://doi.org/10.25074/07198051.33.1584 DOI: https://doi.org/10.25074/07198051.33.1584
  21. Millán, M. (2018). Re/centrando al sujeto social: valor de uso, metabolismo social y estrategias anticapitalistas. Nómadas, (48), 167-179. https://doi.org/10.30578/nomadas.n48a10 DOI: https://doi.org/10.30578/nomadas.n48a10
  22. Mumford, L. (1992). Técnica y civilización. Alianza Editorial.
  23. O´ Gorman, E. (1958). La invención de América. Fondo de Cultura Económica.
  24. Pérez, F., & Hincapié, A. (2018). La otra universidad en Colombia: la lucha por la emancipación humana. Revista Kavilando, 10(2), 342-355.
  25. Pérez, F. (2019). Emergencia de otra universidad: popular, indígena, campesina e intercultural. Revista Encuentros. 10 (61-85).
  26. Restrepo, C. (2013). Universidad-biopolítica. Razones para las nuevas luchas estudiantiles. En A. Ruiz (Comp.), Universidad e investigación (pp. 49-62). Universidad Pontificia Bolivariana.
  27. Soto, G. (2007). Filosofía medieval. Universidad Pedagógica Nacional; Ediciones San Pablo.
  28. Valle, A. (2021). Investigación educativa: problemática y carácter multidisciplinario. Reflexiones teóricas y filosóficas. Praxis & Saber, 12(29), e11469. https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11469 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11469
  29. Weber, M. (1991). La ética protestante y el espíritu del capitalismo. Premia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.