Da Obstinação Pedagógica. Uma Revisão da Pedagogia na Colômbia
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre a produção teórica da pedagogia na Colômbia nas últimas três décadas do século XX. Adotando a ideia de obstinação como sinônimo de teimosia e insistência, destacamos a importância de um estudo rigoroso da produção teórica sobre pedagogia no país, oferecendo alguns indicadores nessa direção. O documento está organizado em três partes. A primeira parte expõe a perspectiva analítica que orienta o estudo e destaca algumas considerações metodológicas. Na segunda parte, são descritas três condições que possibilitaram o desenvolvimento da pedagogia na Colômbia: o Movimento Pedagógico Colombiano, o surgimento de programas de pós-graduação em educação e a proliferação de revistas especializadas, fatores que fortaleceram a pesquisa em educação e pedagogia. Por fim, a terceira parte aponta cinco distinções sobre a produção pedagógica na Colômbia, abordando: os focos principais, a interação com outras disciplinas, os temas centrais no estudo da pedagogia, o compromisso com seu horizonte conceitual e a necessidade de analisar sua aplicação profissional.
Palavras-chave
pedagogia, Colômbia, pesquisa, disciplina, educação
Referências
- Agamben, G. (2017). Studenti. Quodlibet. https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-studenti
- Ardoino J. (1991). Análisis multirreferencial. Sciences de l’éducation, sciences majeures. Actes de journées d’étude tenues à l’occasion des 21 ans des sciences de l’education.1 Issy-les-Moulineaux, EAP, Collection Recherches et Sciences de l’éducation (pp. 173-181). Traducción libre.
- Castro-Gomez, S. (2019). El tonto y los canallas. Notas para un republicanismo transmoderno. Editorial Pontificia Universidad Javeriana. DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.9789587813579
- Cataño, G. (1980). Sociología de la Educación en Colombia (I). Revista Colombiana de Educación 5, 2-20. DOI: https://doi.org/10.17227/01203916.5034
- Çhiappe, C. y Myerss, R. (1982). El fortalecimiento de la capacidad investigativa en educación en Colombia: (1960-1981). Revista Colombiana de Educación 9. https://doi.org/10.17227/01203916.5075 DOI: https://doi.org/10.17227/01203916.5075
- Díaz, M. (1993). El campo intelectual de la educación. Universidad del Valle.
- Echeverri, J. A. (1993). Maestría con énfasis en Historia de la Educación. Educación y Pedagogía, 8 y 9, 174-177. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/5685/5105
- Flórez, R. (1989). Criterios de verdad de la pedagogía. Educación y Pedagogía, 1, 53-63.
- https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/16657/14453
- Flórez, R. (2005). Pedagogía del conocimiento. Mc. Graw Hill.
- Heitger, M. (1993). Sobre la necesidad de una fundamentación filosófica de la Pedagogía. Revista Española de Pedagogía, 51(194), 89-98. DOI: https://doi.org/10.22550/2174-0909.2034
- Herrera, M. (2000). La historia de la formación de profesores en Colombia: una búsqueda de identidad profesional. Cuadernos Serie Latinoamericana de Educación, 2(2), 99-118.
- León, A. C. (2016). Una aproximación a las discusiones en el campo de la educación y la pedagogía: Estado de la cuestión. Pedagogía y Saberes, (44), 93–103. https://doi.org/10.17227/01212494.44pys93.103 DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.44pys93.103
- León, A. C. (2020). (Re) Pensar la pedagogía en Colombia: entre formación de maestros e investigación educativa. Pedagogía y Saberes, 53, 21-39. https://doi.org/10.17227/pys.num53-10691 DOI: https://doi.org/10.17227/pys.num53-10691
- León, A., Gil Pinto, Y., Cárdenas Vera, E., García Zúñiga, M. y López Reyes, G. (2017). ¿Qué se escribe sobre Educación y Pedagogía en Colombia? Praxis & Saber, 8 (16), 249-274. https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n16.2017.6185 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n16.2017.6185
- León, A., Cárdenas, Y. y Parra, G. (2021). Ciencias de la educación y saber pedagógico en Colombia: una lectura desde la producción académica en sociología de la educación, historia de la educación y pedagogía (DSI-543-21). Universidad Pedagógica Nacional. (Informe Proyecto de investigación).
- Martínez Boom, A. (1990). Teoría Pedagógica. Una mirada arqueológica a la pedagogía. Pedagogía y Saberes, (1), 7-13. https://doi.org/10.17227/01212494.1pys7 DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.1pys7.13
- Meirieu, P. (2016). Recuperar la Pedagogía. De lugares comunes a conceptos claves. Paidós.
- Mejía, M. (2006). Educaciones y pedagogías críticas desde el Sur. (Cartografías de la educación popular). Ceaal.
- Mockus, A., Hernández, C., Granés, J., Charum, J. y Castro, M. (2001). Las fronteras de la Escuela. Magisterio y Sociedad Colombiana de Pedagogía.
- Noguera, C. E. (2012). El gobierno pedagógico. Del arte de educar a las tradiciones pedagógicas. Bogotá: Siglo del Hombre Editores/Grupo de Historia de la Práctica Pedagógica en Colombia.
- Noguera-Ramírez, C. E. y Parra, G. A. (2015). Pedagogización de la sociedad y crisis de la educación. Elementos para una crítica de la(s) crítica(s). Pedagogía y Saberes, 43, 69-78. https://doi.org/10.17227/01212494.43pys69.78 DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.43pys69.78
- Noguera-Ramírez, C. y Marín-Díaz, D. (2019). La pedagogía como campo discursivo. Pedagogía y Saberes, 50, 29-49. https://doi.org/10.17227/pys.num50-7853 DOI: https://doi.org/10.17227/pys.num50-7853
- Noguera-Ramírez, C. y Marín-Díaz, D. (2020). La educacionalización del mundo: una mirada genealógica de la modernidad. Cadernos de História da Educação, 19 (2), 360-376. https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-6 DOI: https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-6
- Parra, G. y León, A. (2021). La precariedad de la pedagogía en Colombia. Praxis Pedagógica, 21(28), 22-45. http://doi.org/10.26620/uniminuto.praxis.21.28.2020.22-45 DOI: https://doi.org/10.26620/uniminuto.praxis.21.28.2021.22-45
- Recio, A. (1986). La investigación en educación en Colombia. Revista de la Universidad de la Salle, (13), 93-113.
- Ríos, R. (2006). De la pedagogía a las ciencias de la educación: una lectura desde el saber pedagógico colombiano. Educación y Pedagogía, 18 (44), 11-31.
- Runge, A. K. (2007). Ensayos sobre Pedagogía Alemana. Universidad Pedagógica Nacional.
- Runge, A. K. (2010). La ciencia de la educación como profesión en Alemania. En Sáenz, J. (Ed.). Pedagogía, saber y ciencias (pp. 127-153). Universidad Nacional y Universidad de Antioquia.
- Runge, A. K. (2013). Didáctica: una introducción panorámica y comparada. Itinerario Educativo, 27(62), 201-240. DOI: https://doi.org/10.21500/01212753.1500
- Runge-Peña, A., Hincapié-García, A., Muñoz-Gaviria, D. y Ospina-Cruz, C. (2020). El campo disciplinar y profesional de la pedagogía en Colombia. Fondo Editorial Universidad Católica de Oriente.
- Saldarriaga, O. (2003). Del oficio del maestro. Editorial Magisterio – Grupo de Historia de la Práctica Pedagógica en Colombia.
- Serra, S. y Antelo, E. (2013). ¿Una pedagogía sin atributos? Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 77 (27,2), 65-75.
- Siegel, S. T. y Biesta, G. (2022). El problema de la Teoría de la Educación. Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria, 34(1), 33-48. https://doi.org/10.14201/teri.27157 DOI: https://doi.org/10.14201/teri.27157
- Tamayo, A. (1999). La investigación en educación y pedagogía en Colombia. Pedagogía y Saberes, 13, 37-47. https://doi.org/10.17227/01212494.13pys37.47 DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.13pys37.48
- Timaná, Q. (1990). Proyecto de creación de un doctorado en Educación o Pedagogía. Revista Educación y Pedagogía. 1 (Segunda época). 109-113. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/5609/5030
- Tröhler, D. y Lenz, T. (Comps.). (2015). Trayectorias del desarrollo de los sistemas educativos modernos. Entre lo nacional y lo global. Octaedro Editorial.
- Vargas, G. (1990). Epistemología de la Pedagogía. Pedagogía y Saberes, 1, 28-34. https://doi.org/10.17227/01212494.1pys28.34 DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.1pys28.34
- Vasco, E. (1999). El saber pedagógico: razón de ser de la Pedagogía. En M. Díaz, Pedagogía, discurso y poder (pp. 175-201). CORPRODIC.
- Zambrano, A. (2013). Las ciencias de la educación en Francia. Instituciones, movimientos y discursos. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.
- Zambrano, A. (2019). De la pedagogía a las ciencias de la educación. Debates y tránsitos. Bogotá: Editorial UOC y Magisterio Editorial.
- Zuluaga, O. (1999). Pedagogía e historia. Siglo del Hombre Editores.
- Zuluaga, O. y Echeverri, A. (1999). El florecimiento de las investigaciones pedagógicas. En: Díaz, M. y
- Muñoz, J. (1990). Pedagogía, discurso y poder. CORPRODIC. pp.175–201.
- Zuluaga, O., Echeverri, A., Martínez, A., Quiceno, H., Sáenz, J. y Álvarez, A. (2003). Pedagogía y epistemología. Editorial Magisterio y Grupo Historia de la Práctica Pedagógica.
- Zuluaga, O., Echeverri, A., Martínez, A., Restrepo, O. y Quiceno, H. (1988). Educación y pedagogía: una diferencia necesaria. Educación y Cultura, 14, 4–9.