Reflexões Críticas sobre a Formação do Sujeito Social em um Programa de Formação Superior
Resumo
O artigo de reflexão permite discutir a importância de espaços de formação sobre os sujeitos sociais. As considerações se estabelecem desde os referentes teóricos do tema e a análise de percepções recolhidas em questionários preenchidos por alguns ex-alunos do programa de Licenciatura em Ciências Naturais e Educação Ambiental da UPTC. O anterior permite valorizar algumas limitações no programa acadêmico que se notam implícitas no exercício profissional, na sua experiência e práticas diárias. Diante disso se quer refletir e questionar as práticas pedagógicas que tem lugar na formação destes licenciados que supõe estar em comunicação contínua com os graduados.Palavras-chave
sujeito social, educação superior, graduados.
Referências
- Acanda, J. (2008). 'La problemática del sujeto y los desafíos para la teoría de la educación'. Revista Rebelión. Habana, Cuba.
- Cristancho, J. (2013). Tigres de papel, recuerdos de película. Memoria, oposición y subjetivación política en el cine argentino y colombiano. [Tesis Doctoral]. Colombia: Universidad Pedagógica Nacional.
- CROS, E. (2003). La sociocritique. Paris: L'Harmattan
- De La Garza, E. (2001). 'Subjetividad, cultura y estructura'. Revista Iztapalapa [50, 83-104].
- De Sousa Santos, B. (1998). De la mano de Alicia. Lo social y lo político en la postmodernidad. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.
- Geertz, C. (1992). La interpretación de las culturas [Vol. 1]. Barcelona: Gedisa.
- GIL, D. (2008). 'La construcción de sujetos: una responsabilidad en la formación de docentes'. Cuadernos de Psicopedagogía [5]. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
- HERNÁNDEZ, O. (2008). 'La subjetividad desde la perspectiva histórica cultural: un tránsito desde el pensamiento dialéctico al pensamiento complejo'. Revista Colombiana de Psicología. Recuperado el 13 de febrero de 2013 de http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=80411803011.
- Niño, R. (2008). 'Perspectivas estéticas de la ciudadanía global y subjetividades políticas'. CONHISREMI, Revista universitaria de investigación y diálogo académico [4, 2]. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
- OCAMPO, A. et ál. (2008). 'Las subjetividades como centro de la formación ciudadana'. Universitas Psychologica [7, 3, 837-851. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
- TORRES, A. (2002). Movimientos sociales, organizaciones populares y constitución de sujetos colectivos. Bogotá. Universidad Nacional Abierta y a Distancia.
- Torres, M. (1997). La dimensión ambiental: un reto para la educación de la nueva sociedad. Proyectos ambientales escolares. [2ª reimpresión]. Bogotá: Imprenta Nacional.
- ZEMELMAN, H. (2011). 'Sujeto y subjetividad: la problemática de las alternativas como construcción posible'. Polis [27]. Recuperado el 13 febrero de 2013 de http://polis.revues.org/943
Downloads
Não há dados estatísticos.