Metateoria curricular neo-sistémica e desafios na pesquisa em educação
Resumo
Desde a elaboração de um programa e uma linha de pesquisa da que surgiu a formulação de um novo paradigma crítico no campo curricular: a metateoria curricular neo-sistémica, se pode afirmar que a pesquisa em educação é principio de novo conhecimento ao fazer do desenvolvimento dos seguintes projetos de pesquisa uma fonte mais produtiva de interpelações do objeto. Aprendizagem epistemológica produtora de um horizonte de entendimento maior do objeto no que requereram algumas ciências da educação mais lá do calculado pela crítica ideológica, se formularam novas categorias de análise, se propus uma nova classificação do currículo crítico em Ocidente e se redescreveu e definiu o método de pesquisa-ação.Palavras-chave
integração escolar, autonomia educativa, história da ciência, método de pesquisa.
Referências
- Arango, I. D. (1993). La reconstrucción clásica del saber. Medellín: Universidad de Antioquia.
- Bauman, Z. (2002). Modernidad líquida. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica.
- Bertalanffy, L. (1991). Teoría general de los sistemas. Fundamentos, desarrollo aplicaciones. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica.
- Capra, F. (1992). El Tao de la física. Una exploración de los paralelismos entre la física moderna y el misticismo oriental. Barcelona: Humanitas.
- Capra, F. (2002). La trama de la vida. Una nueva perspectiva de los sistemas vivos. Barcelona: Anagrama.
- Capra, F. (2003). Las conexiones ocultas. Implicaciones sociales, medioambientales, económicas y biológicas de una nueva visión del mundo. Barcelona: Anagrama.
- Carr, W. (1996). Una teoría para la educación. Hacia una investigación educativa crítica. Madrid: Morata.
- Castoriadis, C. (1997). Ontología de la creación. Bogotá: Ensayo y Error.
- Deutsch, D. (2002). La estructura de la realidad (2ª Edición). Barcelona: Anagrama
- Giddens, A. (2007). Las nuevas reglas del método sociológico. Crítica positiva de las sociologías comprensivas. Buenos Aires: Amorrortu.
- Gonzáles, L. A. (1994). La teoría crítica versus teoría de los sistemas: la confrontación.
- Habermas-Luhmann. Revista Realidad [41]. Recuperado el 10 de agosto de 2012 de http://www.uca.edu.sv/revistarealidad/archivo/4e2d8da2d86eateoriacritica.pdf
- Habermas, J. (1982). Conocimiento e interés. Madrid: Taurus.
- Habermas, J. (2008). Teoría y praxis. Estudios de filosofía social [5ª Edición]. Madrid: Tecnos.
- Kemmis, S. (1993). El currículum: más allá de la reproducción. Madrid: Morata.
- Kuhn, T. S. (1996). La tensión esencial. Estudios selectos sobre la tradición y el cambio en el ámbito de la ciencia. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica.
- Latour, B. (2010). Crónicas de un amante de la ciencia. Buenos Aires: Dedalus.
- Luhmann, N. (1998). Sistemas sociales. Lineamientos para una teoría general. México, D.F.: Anthropos – Universidad Iberoamericana – Centro Editorial Pontificia Universidad Javeriana.
- Lash, S. (2005). Crítica de la información. Buenos Aires: Amorrortu
- LOSSE, J. (1995). Introducción histórica de la filosofía de la ciencia. Madrid: Alianza Universidad.
- Luhmann, N. (2007). La sociedad de la sociedad. México D.F.: Herder – Universidad Iberoamericana – Servicio Alemán de Intercambio Académico (DAAD).
- Maturana, H. (1998). La objetividad, un argumento para obligar. Bogotá: Dolmen.
- Popper, K. R. (1982). Conocimiento objetivo. Un enfoque evolucionista [2ª Ed.]. Madrid: Tecnos.
- Popper, K. R. (1994). Búsqueda sin término. Una autobiografía intelectual. Madrid: Tecnos.
- Santos, B. de S. (2009). Una epistemología del sur: una reinvención del conocimiento y la emancipación social. México D.F.: Siglo XXI Editores – Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).
- Tapiero, E. (2013). Currículo y crítica informacional. Florencia: Universidad de la Amazonia. Recuperado de http://www.elitv.org/documentos/libros/Libro%20Curriculo%20y%20Critica%20Informacional.pdf
- Tapiero, E. & Quiroga, A. (2005). Desarrollo integral de la investigación educativa. Programa territorial de investigación. Florencia: Universidad de la Amazonia. Recuperado de http://www.elitv.org/documentos/libros/para_obsequiar/desarrollo_integral_caqueta.pdf
- Tapiero, E. & López, L. (2006). Gestión escolar inteligente. Instituciones educativas neosistémicas del siglo XXI. Florencia: COLCIENCIAS - Universidad de la Amazonia. Recuperado de http://www.elitv.org/documentos/libros/para_obsequiar/instituciones_neosis_siglo_xx.pdf
- Tapiero, E. & García, B. (2010). Currículo neosistémico y desarrollo institucional integrado. Florencia: Universidad de la Amazonia. Recuperado de http://www.elitv.org/index.php?option=com_content&view=article&id=261&Itemid=101
- Touraine, A. (2009). La mirada social. Un marco de pensamiento distinto para el siglo XXI. Barcelona: Paidós.
Downloads
Não há dados estatísticos.