Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Vivamos a Inovação da Inclusão de Dispositivos Móveis na Educação

Resumo

O estudo abordará a caraterização sobre a gestão de competências digitais de alguns docentes de Ensino Fundamental de uma instituição publica da cidade de Tunja, através de atividades com tablets com o fim de consolidar uma cultura digital. A incorporação de dispositivos digitais individuais, para estudantes e docentes dos distintos níveis educacionais, transformando-se na maior tendência das atuais politicas governamentais de inclusão digital, inclusão social e de melhoramento das oportunidades educacionais dos sistemas educativos de Iberoamericana.

Palavras-chave

tecnología digital, integración digital, competencias digitales, tabletas, TIC

PDF (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Diana Carolina Pulido Huertas

Licenciada en Informática Educativa

Olga Nájar Sánchez

Magister en Tecnologías de la Información Aplicadas a la Educación

Lady Giovanna Guesguan Salcedo

Especialista en Gerencia Educacional


Referências

  1. Area, M. (2001) Educar en la sociedad de la información, Bilbao: Declée de Brouwer
  2. Cabero, J. (2004). Formación del Profesorado en TIC. El gran caballo de batalla, Comunicación y Pedagogía. Tecnologías y Recursos didácticos, 195, 27-31. Recuperado de http://tecnologiaedu.us.es/cuestionario/bibliovir/jca11.pdf
  3. Cabero, J. (2007). Nuevas tecnologías aplicadas a la educación. Espa-a: Editorial McGraw Hill. P.3-9.
  4. Carneiro, R., Diaz, T. & Díaz, T. (2009). Desafíos de las TIC para el cambio educativo . Madrid Espa-a: OEI –Fundación Santillana. Obtenido en: http://iec-peru.org/pdf/cambio_educativo.pdf
  5. Comisión Europea (2010). Europe's Digital Competitiveness Report.Luxembourg. Disponible (01/07/15) en: http://ec.europa.eu/information_society/digital/agenda/documents/
  6. De Pablos, J (2010). "Universidad y sociedad del conocimiento. Las competencias informacionales y digitales". En: «Competencias informacionales y digitales en educación superior» [monográfico en línea]. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). Vol. 7, n.º 2. UOC. [Fecha de consulta: 12/12/2015]. ISSN 1698-580X
  7. Duderstand , J. (1997). The FutureoftheUniversity inanAge of Knowledge. Recuperado el 23 de noviembre de 2015 en: https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/88263/
  8. _ALN_Article.pdf?sequence=1
  9. Federación para el aprendizaje. (2003). La Transformación de la Educación y el Entrenamiento por Medio de Tecnologías Avanzadas. Eduteka, 2. Obtenido de http://www.eduteka.org/Visiones4.php
  10. Hernández, S. (2010). Metodología de la investigación. México: Mc Graw Hill.
  11. Hernández, S. (2012). Estudio de Caso. En Metodología de la Investigación. Mc Graw Hill. Recuperado el 21 de abril de 2015, Recuperado de: http://metodologia2012.bligoo.cl/media/users/23/1179686/files/332545/04cap_MI5aCD.pdf
  12. Kozma, R. (2008). Comparative analysis of policies for ICT in education. Recuperado el 06 enero de 2016 en: http://robertkozma.com/images/kozma_comparative_ict_policies_chapter.pdf
  13. Laura. (2012). Tabletas en Educación. Organización de Estados Iberoamericanos, OEI, 7.
  14. Márquez, (20 de 02 de 2008). Competencias digitales. Recuperado de:http://peremarques.pangea.org/competenciasdigitales.htm#uno
  15. Martínez, P. C. (2006). El Método de Estudio de Caso. Estrategia Metodológica de la Investigación Científica. Revista Pensamiento & Gestión (20), 165-193. Recuperado el 18 de junio de 2015, Recuperado de: http://ciruelo.uninorte.edu.co/pdf/pensamiento_gestion/20/5_El_metodo_de_estudio_de_caso.pdf
  16. Martínez. (23 de julio de 2009). La integración de las TIC en instituciones educativas. 11-14.
  17. MEN. (2012). Competencias TIC para el Desarrollo Profesional Docente. Recuperado el 11 de noviembre de 2014, de: http://www.colombiaaprende.edu.co/html/productos/1685/articles-312270_Competencias_doc.pdf
  18. MEN. (2014) Tabletas reciben ni-os de Colombia. Recuperado el 11 de Diciembre de 2015 en: http://www.mintic.gov.co/portal/604/w3-article-6379.html
  19. Molano. D (2013) La formación de docentes en TIC, casos exitosos de Computadores para Educar. pp. 58 -59.
  20. Moreira, M (2010). ¿Por qué formar en competencias informacionales y digitales en la educación? [Monográfico en línea]. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). Vol. 7, Nº 2. UOC. [Fecha de consulta: 27/12/2015]. ISSN 1698-580X.
  21. Moya. (2009). Las nuevas tecnologías de la educación. Innovación y experiencias educativas, 2. Obtenido de: http://www.csi-csif.es/andalucia/modules/mod_ense/revista/pdf/Numero_24/ANTONIA_M_MOYA_1.pdf
  22. Pere, M (2013). Tabletas digitales. Recuperado el 15 de noviembre de 2015 en: http://peremarques.net/tabletasqueson.htm
  23. Pere, M (2012). ¿Tableta digital o netbook?, modelos tecnológicos para el uso en el aula. Recuperado el 15 de noviembre de 2015 en: http://peremarques.blogspot.com.co/2012/08/tabletas-digitales-onetbooks-12.html
  24. Prensky, M. (2001). "Digital Natives, Digital Immigrants". From: On the Horizon, Vol. 9 N° 5, October 2001, pp. 1-6.
  25. https://doi.org/10.1108/10748120110424843
  26. https://doi.org/10.1108/10748120110424816
  27. Pisa (2003). Informe PISA 2003. Recuperado el 12 de enero de 2016 en https://www.oecd.org/pisa/39732493.pdf: P. 24-25.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.