Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O que significa aprender? Perguntar, pensar, aprender desde a olhada da filosofia para crianças

Resumo

O objetivo do trabalho é argumentar a tese de que se aprende pensando e se pensa quando se pergunta, em contra da tese neoliberal de aprender fazendo. Deste argumento infere-se um conceito de educação baseado na complexidade. Foi trabalhada a metodologia de Filosofia para as Crianças e, para interpretar os dados e analisar o que as crianças discutiram, se fez um exercício de caráter hermenêutico. Foram trabalhados temas como habilidades de indagação, formas de relação que demonstram a atitudinal, saber como argumentar e expor os resultados. Aqui se expõe uma sessão que possibilitou apresentar em detalhe os resultados desse exercício metodológico.

Palavras-chave

filosofia, infância, currículo formal, habilidades de pesquisa, fazer

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

Arquímedes. (1988). El método. México: Alianza Editorial.

Bachelard, G. (1953). El psicoanálisis del fuego. Buenos Aires: Editorial Schapire.

Bloom, B. (1971). Taxonomía de los objetivos de la educación: la clasificación de las metas educacionales: manuales I y II. Buenos Aires: Centro Regional de Ayuda Técnica, Agencia para el Desarrollo Internacional (A.I.D).

Echeverría, E. (2004). Filosofía para Niños. México: SM de Ediciones.

Eurydice. (2002). Key competencies. A developing concept in general compulsory education. Recuperado de http://www.eurydice.org

Feyerabend, P. (1985). ¿Porqué no Platón?. Madrid: Editorial Tecnos.

Goldman, A. (1986). Epistemology and Cognition. Cambridge: Harvard University Press.

Lipman, M. (1998). Pixie. Madrid: Ediciones de la Torre.

Lipman, M. (2004). Natasha: aprender a pensar con Vygotsky. Barcelona: Editorial Gedisa.

Lipman, M. (2016). El lugar del pensamiento en la educación. Barcelona: Ediciones Octaedr

Mejía, N., López, M., & Valenzuela, J. (2015). Pensamiento crítico en profesores de educación secundaria: caracterización de la competencia en instituciones antioqueñas (Colombia). Revista Latinoamericana de estudios educativos, 45(3), 138-177.

Morín, E. (2003). La mente bien ordenada. Barcelona: Editorial Seix Barral.

OCDE. (2006). PISA 2006. Marco de la evaluación. Conocimientos y habilidades en Ciencias, Matemáticas y Lectura.

Portillo-Torres, M. (2017). Educación por habilidades: perspectivas y retos para el sistema educativo. Revista Educación, 41(2), 2215-2644. http://dx.doi.org/10.15517/revedu.v41i2.21719

Roudinesco, E. (2018). ¿Por qué el psicoanálisis?. México: Ediciones Culturales Paidós.

SEP. (2011). Planes de estudios 2011. México: SEP.

SEP. (2017). Modelo Educativo. Para la educación obligatoria. México: SEP.

Splitter, L. & Sharp, A. (1996). La otra educación. Filosofía para Niños y la Comunidad de Indagación. Buenos Aires: Ediciones Manantial.

Vygotski, L. (2008). Pensamiento y lenguaje. Teorías del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Madrid: Aguilar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.