Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Da universidade das profissões à universidade para o desenvolvimento 1953 –1974

Resumo

O artigo pretende fazer uma análise crítica sobre os trabalhos que têm discutido o processo de modernização da universidade na Colômbia, que começa na segunda metade do século XX com a introdução do modelo norte-americano, os diagnósticos das missões norte-americanas, a reforma das políticas educativas, e a criação de instituições para transformar o fazer da universidade das profissões à universidade para o trabalho. Na primeira parte do texto se explanam alguns aspectos teóricos e metodológicos que permitem a leitura das investigações sobre modernização da universidade na perspectiva modernidade/colonialidade, a segunda parte apresenta a síntese de investigações e documentos elaborados que têm estudado auniversidade colombiana na segunda metade do século XX.

Palavras-chave

universidade, modernidade/colonialidade, modernização, desenvolvimento

PDF (Español) HTML (Español)

Referências

  • Abraham, T. (2000). La empresa de vivir. Buenos Aires: Suramericana.
  • ACERO, H. (1998). Desarrollo histórico de las pruebas de admisión en la educación superior —SNP—. Bogotá: Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior (ICFES).
  • ACEVEDO T., Á. (2004). Modernización, conflicto y violencia en la universidad en Colombia. Bucaramanga: Universidad Industrial de Santander.
  • ACEVEDO T., Á. (2008). 'Reforma y reformismo universitario en la Universidad de América Latina y el Caribe. De la propuesta de la reforma de Andrés Bello al instrumentalismo reformistas de los a-os sesentas y setentas del siglo XX'. Historia y Espacio. Universidad del Valle. Cali.
  • ACEVEDO T., Á. (2011). Intelectuales, modernizaciones educativas y poder en América Latina. Bucaramanga: Universidad Industrial de Santander.
  • ÁLVAREZ H., M. T. (1997). 'Historiagrafía y fuentes sobre la Universidad de Nari-o'. SOTO A., D. Historia de la universidad colombiana. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • ÁLVAREZ H., M. T. (1998) 'Historiografía y fuentes sobre la Universidad de Nari-o'. Historia de la universidad en Colombia. Tomo I. SOTO A., D. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • ÁLVAREZ J., L. E (2009). Estilos de conocimiento de la comunicación mediática en Colombia a-os 1962 a 1990. Popayán: Fondo editorial Universidad del Cauca-RUDECOLOMBIA.
  • Quijano, A. (2000). Colonialidad del Poder y Clasificación Social. Journal of World-Systems Research. VI(2), 342-386.
  • CACUA P., A. (1997). Historia de la educación en Colombia. Bogotá: Academia Colombiana de Historia.
  • Calvache, E. (2008). Las facultades de educación en Colombia durante el Frente Nacional: 1958-1974. Balance y prospectiva. Bogotá: Rudecolombia.
  • CARDOSO E., N. & CARVAJAL, C. (1997). 'Historiagrafía y fuentes documentales: Universidad del Tolima'. SOTO A., D. Historia de la universidad colombiana. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • Cardozo, F. & Falleto, E. (2007). Dependencia y desarrollo en América Latina. México: Siglo XXI Editores.
  • CARDOZO, R. & CARVAJAL, C. (1998). 'Historiografía y fuentes documentales. Universidad del Tolima'. SOTO A., D. Historia de la universidad colombiana. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • Castro-Gómez, S. (2005). 'Ciencias, violencia epistémica y el problema de la invención del otro'. LANDER, E. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencia sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO.
  • Castro-Gómez, S. (2005b). 'Decolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saber'. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.
  • Castro-Gómez, S. (2010) Historia de la gubernamentalidad. Razón de Estado, liberalismo y neoliberalismo en Michel Foucault. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.
  • Castro-Gómez, S. & Grosfoguel, R. (2007). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.
  • DÍAZ D., N. (2004). Pensamiento político y sobredesarrollo en la universidad colombiana 1940-2000. Universidad pensada - universidad vivida. [Tesis para optar al título de doctora]. UPTC. Tunja.
  • ESCOBAR, A. (2005). Más allá del tercer mundo: globalización y diferencia. Popayán: Universidad del Cauca.
  • FACULTAD DE CIENCIAS UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA (1972). Operación Cacique. Tácticas de intrusión de los Estados Unidos en la universidad colombiana. Bogotá: Ediciones Camilo.
  • Foucault, M. (2001). Defender la sociedad. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
  • Foucault, M. (2003). Qué es la crítica. Madrid: Tecnos.
  • Foucault, M. (2007). Seguridad, territorio y población. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
  • Frondizi, R. (1971). La universidad en un mundo de tensiones. Buenos Aires: Paidós.
  • González, E. (2007). La formación del tutor en la educación a distancia universitaria en Colombia. Bogotá: Rudecolombia.
  • GUILLÉN R., A. (2007). Raúl Prebisch, crítico temprano del modelo neoliberal. Contribuciones al pensamiento social de América Latina. México: Universidad Nacional Autónoma.
  • HERRERA Z., M. Á. (2009). Educación pública superior, hegemonía cultural y crisis de representación política en Colombia, 1842-1984. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
  • Jiménez, A. & Figuerora, H. (2002). Historia de la Universidad Pedagógica Nacional. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Kay, C. (1991). 'Teorías Latinoamericanas del desarrollo'. Nueva Sociedad.[101-113].
  • Lander, E. (2000). '¿Conocimiento para qué? ¿Conocimiento para quién? Reflexiones sobre la universidad y la geopolítica de los saberes hegemónicos'. CASTRO-GÓMEZ, S. La reestructuración de las ciencias sociales en América Latina. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
  • Lander, E. (2005). La colonialidad del saber: eurocentrismos y ciencias sociales, perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO.
  • Lyotard, F. (2000). La condición posmoderna. Madrid: Cátedra.
  • MARTÍNEZ B., A. (2004). De la escuela expansiva a la escuela competitiva. Dos modos de modernización en América Latina. Barcelona: Anthropos.
  • Mignolo, W. (2003). Historias locales/dise-os globales. Colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal.
  • MOLINA, M. M. (1997). 'Ciencia y técnica a favor de la humanidad bajo la tutela de la libertad'. SOTO A., D. Historia de la universidad colombiana. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • MOLINA, M. M. (2008). 'Introducción al estudio de la Universidad Latinoamericana'. Revista latinoamericana de estudios educativos [129-142].
  • Ocampo, J. F. (1979). Reforma universitaria 1960-1980. Hacia una educación discriminatoria y antidemocrática. Bogotá: CINEP.
  • ORTIZ, B. I. (1998). 'Aproximación a la historiografía y fuentes de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas'. SOTO A., D. Historia de la universidad colombiana. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • PARRA B., L. A. (2003) La Universidad pedagógica de Colombia y la la formación de Maestros . 1953-1957. Tunja: UPTC
  • Parra, R. & Jaramillo, B. (1985). La educación superior en Colombia. Caracas: CRESAL-UNESCO.
  • Piñeres De La Ossa, D. (2012). La cátedra Historia de la Universidad de Cartagena, mirar su historia para construir su futuro. Medios de difusión e información en la Universidad de Cartagena siglos XIX-XXI. Cartagena: Universidad de Cartagena.
  • Preston, P. (1999). Introducción a la teoría del desarrollo. México: Siglo XXI Editores.
  • REYES, G. (2006). Principales teorías sobre el desarrollo económico y social y su aplicación en América Latina y el Caribe. Recuperado el 20 de febrero de 2013 de http://scholar.google.es/scholar?start=10&q=teoria+de+la+modernizacion+y+el+desarrollo&hl=es&as_sdt=0.
  • RIBEIRO, D. (1968). La universidad latinoamericana. Montevideo: Centro Editor de América Latina - Universidad de la República.
  • Ribeiro, D. (2006). La universidad nueva: un proyecto. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho.
  • SOTO A., D. (1997). Historia de la Universidad. Resúmenes Analíticos. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • SOTO A., D. (1997a). La universidad en Colombia - Historiografía y fuentes. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • SOTO A., D. (1998). Historia de la universidad en Colombia. Tomo I. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • https://doi.org/10.9757/Rhec.01.02.1998
  • SOTO A., D. (2005). 'Aproximación Histórica a la Universidad Colombiana'. Historia de la Universidad Latinoamericana [99-136]. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • SOTO A., D. (2006). Aproximaciones a la historia de la universidad colombiana. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • VALENCIA L., A. (1998). 'La universidad de Caldas. Historiografía y fuentes'. SOTO A., D. La Historia de la Universidad en Colombia. Tomo I [139-146]. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.