Incidência da abordagem de uma questão socio-científica na alfabetização científica e tecnológica de jovens e adultos
Resumo
Os processos de alfabetização científica e tecnológica (ACT) desenvolvidos com comunidades de jovens e adultos, geralmente não ultrapassam a sala de aula, acontecendo simplesmente como um requisito para a obtenção de um título. Neste contexto o presente artigo expõe os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a incidência da discussão dos aspectos controvertidos de uma questão sócio-científica (CSC), no processo de ACT de um grupo de jovens e adultos que realizavam seu ensino médio por ciclos no município de Chia, Cundinamarca (Colômbia). Para isto desenharamse atividades baseadas na CSC relacionadas com a contaminação da subbacia do Rio Frio (Cundinamarca, Colômbia) por causa da ação industrial. A partir do anterior evidenciou-se que o trabalho com a CSC em processos de alfabetização permite a formação de um sujeito crítico e participativo, incentivando a aprendizagem dos conceitos próprios das ciências e sua relação com implicações sociais e tecnológicas.Palavras-chave
educação em ciências, formação cidadã, CTSA, pesquisa qualitativa crítica
Referências
- BLANCO, A. (2004). ‘Relaciones entre la Educación Científica y la Divulgación de la Ciencia’. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias [1 (2) 70-86].
- BELTRÁN, J. & MARTÍNEZ L. (2013). Argumentación en clases de química, a partir de una cuestión socio-científica local (CSCL) [Trabajo de grado para optar por el título de Magíster en docencia de la Química, Universidad Pedagógica Nacional, Colombia].
- CORPORACIÓN AUTÓNOMA REGIONAL (CAR) (2010). Plan de
- ordenación y manejo de la cuenca hidrográfica del río Bogotá. Recuperado el 4 de marzo de 2013 de http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/adminverblobawa?tabla=T_NORMA_ARCHIVO&p_NORMFIL_ID=305&f_NORMFIL_FILE=X&inputfileext=NORMFIL_FILENAME
- DIRECCIÓN NACIONAL DE GESTIÓN CURRICULAR Y FORMACIÓN DOCENTE (DNGCyFD) Y MINISTERIO DE EDUCACIÓN CIENCIA Y TECNOLOGÍA DE LA REPUBLICA DE LA ARGENTINA (MECyT) (2007). Proyecto de alfabetización científica y transposición didáctica. Argentina: MECyT.
- ESPAÑA, E. & PRIETO, T. (2009). ‘Educar para la sostenibilidad: el contexto de los problemas socio-científicos’. Revista Eureka sobre Enseñanza yDivulgación de las Ciencias [6 (3) 345-354].
- FOUREZ, G. (1997). Alfabetización científica y tecnológica. Acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Colihue.
- FREIRE, P. (1990). La naturaleza política de la educación: cultura poder y liberación. Barcelona: Ediciones Paidós.
- GIL, D., SIFREDO, C., VALDÉS, P. & VILCHES, A. (2005). ‘¿Cuál es la
- importancia de la educación científica en la sociedad actual?’ U. O.
- Caribe ¿Cómo promover el interés por la cultura científica? Una propuesta didáctica fundamentada para la educación científica de jóvenes de 15 a 18 años (15-29).Santiago de Chile: Andros Impresores.
- JIMÉNEZ-LISO, M.; HERNÁNDEZ-VILLALOBOS, L. & LAPETINA, J.
- (2010) Dificultades y propuestas para utilizar las noticias científicas de laprensa en el aula de ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias [7 (1) 107-126].
Downloads
Não há dados estatísticos.