Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

As controvérsias sócio-científicas nos conteúdos para o ensino da química cosmética

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá entre 2014 e 2015, na qual foi avaliado o contexto atual colombiano, o desenho curricular da matéria Química Cosmética na formação de profissionais na área de Estética Facial e Corporal. Esta avaliação permitiu estudar o impacto que tem, na caracterização dos conteúdos, o facto de um profissional ter sido capacitado ou não para exercer este ofício. Esta pesquisa de tipo indutiva permitiu que, com base na análise dos dados obtidos, fosse criada uma proposta macrocurricular, mesocurricular e microcurricular (sob controvérsias sóciocientíficas), que inclui (para os níveis internacionais e nacionais) a valoração da localização da matéria no currículo de instituições que oferecem as carreiras de Estética Facial e Corporal na Colômbia. Os resultados deste trabalho de pesquisa têm como objetivo, dentre outros, que o Ministério da Educação Nacional os leve em conta quando forem definir políticas acadêmicas nesta área.

Palavras-chave

currículo, ciência e tecnologia, bioquímica, estética, conflito social

PDF (Español)

Biografia do Autor

Diana Lineth Parga Lozano

Doutorado em Educação em ciências

Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho Maestría en Docencia de la QuímicaUniversidad Pedagógica Nacional - U.P.N.

Pregrado Licenciatura En Biología y Química/Universitario Universidad del Tolima

Jacqueline Romero Sánchez

Maestría en docencia de la Química Universidad Pedagógica Nacional - U.P.N

Ingenieria química /Universitario Universidad Nacional de Colombia - Sede Bogotá


Referências

  • ARNAL, J., DEL RINCÓN, D., y LA TORRE, A. (1992). Investigación educativa, fundamentos y metodología. Barcelona: Editorial Labor.
  • CANTÓN, I. y PINO-JUSTE, M. (2011). Diseño y desarrollo de currículum. Madrid: Alianza Editorial.
  • CRESWELL, J. W. (2003). Research Design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Londres: Sage. 2da. Edición. Recuperado de http://www.stiba-malang.com/uploadbank/pustaka/RM/RESEARCH%20DESIGN%20QUA%20QUAN.pdf
  • GONZÁLEZ, R.-A. M. (2007). La investigación en la práctica educativa: Guía metodológica de investigación para el diagnóstico y evaluación en los centros docentes. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia. Recuperado de http://www.gse.upenn.edu/pdf/La%20investigaci%C3%B3n%20en%20la%20pr%C3%A1ctica%20educativa.pdf
  • GRASSO, L. (2006). Encuestas. Elementos para su diseño y análisis. Argentina: Encuentro Grupo Editor.
  • HERNÁNDEZ, R., FERNÁNDEZ, C., & BAPTISTA, P. (2010). Metodología de la Investigación. 5ta. Ed. Bogotá: McGraw-Hill.
  • HURTADO, J. (2010). Metodología de la investigación. Guía para la comprensión holística de la ciencia. Caracas: Quirón Ediciones.
  • KRAGH, H. (1989). Introducción a la historia de la ciencia. Barcelona: Editorial crítica S.A.
  • MARTÍNEZ, A. (2006). Los bordes de la pedagogía: del modelo a la ruptura. Bogotá: Red Educativa Editorial. IDEP UPN.
  • MARTÍNEZ, M.S. & SCHNEIDER F. (2009). Los enfoques CTS y CTSA en la enseñanza de las ciencias. Biológica, (13). Recuperado de: schneiderf@ editorialestrada.com.ar
  • RESTREPO B. (2004). Investigación-acción educativa: una estrategia de transformación de la práctica pedagógica de los maestros. Bogotá: Editorial Santillana y Colciencias.
  • SOLÍS, E., PORLÁN, R., & RIVERO, A. (2012). ¿Cómo representar el conocimiento curricular de los profesores de ciencias y su evolución?, Revista de investigación y experiencias didácticas, 3(30), 9-30.
  • STEINAR, K. (2011). Las entrevistas en investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata S.A.
  • STENHOUSE, L. (2007). La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)