A didática da filosofia e do filosofar na frança (1989-2012): balanço documental, o «estado» da questão
Resumo
O balanço documental realizado começa, num primeiro momento, da definição dos conceitos de didática e didática disciplinar e sua aplicação nos enfoques da didática da disciplina acadêmica e escolar «filosofia» da tradição escolar e pedagógica francesa. Em um segundo momento, explana-se um estado das pesquisas feitas no campo da didática da filosofia e do filosofar em um período de tempo de vinte a vinte e cinco anos na aula «terminal», três últimos graus do ensino médio (conducentes ao título de «baccalauréat» do ensino médio superior e no ensino fundamental e médio (colégio) frances. No final, expõem-se uma serie de argumentos filosóficos e didáticos pegados da obra de Michel Tozzi, como condições de possibilidade de uma didática da aprendizagem do filosofar que têm como fundamento a variedade de pesquisas teóricas e aplicadas, as experiências de terreno e as novas práticas de ensino do filosofar e da filosofia num marco social de mudança que gera desafios ao ensino de esta disciplina.Palavras-chave
filosofia, didática, ensino, ciências da educação, filosofar, ensino da filosofia, ensino do filosofar, práticas filosóficas.
Biografia do Autor
Miguel Ángel Gómez Mendoza
Postdoctorado en historia de la educación y pedagogía
Centro Internacional de Estudios de la Cultura Escolar
(CEINCE), Berlanga del Duero, España
Profesor titular de la Universidad Tecnológica de Pereira, Colombia
Referências
- Association pour la Création d’Instituts de Recherche pour l’Enseignement de la Philosophie. Manifeste pour l’Enseignement de la philosophie. Recuperado el 19 de octubre de 2012 de http://www.acireph.org/le_manifeste_294.htm
- Bouchardeau, H. Une institution; la philosophie dans l’enseignement
- secondaire en France (1900-1972). [Thèse de doctorat. Lyon 2, Vol. 2].Lille: Atelier national de reproduction des thèses.
- Bourdieu, P. (1964). Les Héritiers. Les étudiants et la culture. Paris: Minuit.
- —— (1979). La distinction, Critique sociale du jugement. Paris: Minuit.
- —— (1984). Homo academicus. Paris: Minuit.
- —— (1989). La noblesse d’État. Grandes écoles et esprit de corps. Paris: Minuit.
- Bourdieu, P. & Passeron, J. C. (1970). La reproduction. Élements pour une théorie du systeme d’enseignement. Paris: Minuit.
- Brenifier, O. (2007). La pratique de la philosophie à l’école primaire. Paris: Alcofribas Nasier.
- Canivez, A. J. (1995). Lagneau: professeur et philosophe. Essai sur la condition
- du professeur de philosophie jusqu’à la fin du 19ième. Paris: Les Belles Lettres.
- Cospérec, S. ‘Enseignement scolaire de la philosophie: comment fait-on ailleurs?
- Royaume-Uni, Québec, USA’. Côte-Philo. Le journal de l’enseignement
- de la philosophie. Dossier: Réinventer l’enseignement de la philosophie en
- série technologique et ailleurs? Septembre 2011, (pp. 20-39).
- Côte-Philo. Le journal de l’enseignement de la philosophie: www.acireph
- Daunay, B. (2007a). ‘Didactiques’. Reuter, Y. [éd]. Dictionnaire des concepts
- fondamentaux des didactiques. Bruxelles: Editions De Boeck Université.
- Diotime http://www.educ-revues.fr/Diotime/LaRevue.aspx
- Dube, F. (1991). Les Lycéens. Paris: Seuil.
- Ferry, L. (2007). Aprender a vivir. Madrid: Taurus.
- Gómez, M. A. (2003). Introducción a la didáctica de la filosofía. Pereira:
- Editorial Papiro - Universidad Tecnológica de Pereira.
- —— (2004) ¿Es posible una didáctica de la filosofía? Consideraciones sobre la enseñanza y el aprendizaje de la filosofía. Conferencia dictada en el V Encuentro de profesores que enseñan filosofía. Escuela de Humanidades y Filosofía. (14-16 de octubre de 2004). Tunja-Boyacá: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC).
- —— (2008). Enseñanza de la filosofía y nuevas prácticas filosóficas: la
- discusión filosófica. Ponencia presentada en el VII Encuentro de profesores que enseñan filosofía y segunda semana del estudiante de filosofía. Un balance nacional e internacional. Escuela de Filosofía y Humanidades. (Septiembre 2-5 de 2008). Tunja-Boyacá: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC).
- Institut de pratiques philosophiques http://www.brenifier.com/accueil/
- linstitut-de-pratiques-philosophiques.html
- Jadot, P. (2002). La philosophie comme manière de vivre. Paris: Albin Michel.
- L’apprentissage du philosopher www.philotozzi.com
- L’Association des Professeurs de Philosophie de l’Enseignement Public http://www.appep.net/articles_confs/classement_themes.htm
- Ligue Internationale de l’Education nouvelle - Groupe Français d’ Éducation Nouvelle (G.F.E.N) http://www.gfen.asso.fr/fr/accueil
- Matrat, A. (1977). Socrate au miroir: discours, figures des professeurs de philosophie du second degré. [Thèse. Lyon 2]. Lille: Atelier national de reproduction des thèses.
- Morandi, F. & La Borderie, R. (2006). ‘Didactique’. Dictionnaire de pédagogie. 120 notions clé 320 entrées. Paris: Nathan.
- Pinto L. (1987). Les philosophes entre le lycée et l’avant-garde - Les
- métamorphoses de la philosophie dans la France d’aujourd’hui. Paris :
- L’Harmattan. Poucet, B. (1996).
Downloads
Não há dados estatísticos.