Antropotécnicas e Dimensão do Homo Ludens na Educação Superior na Colômbia 1935-1992
Resumo
Neste artigo explora-se o funcionamento dos exercícios de formação ativa na configuração da dimensão do homo ludens, característicos de dinâmicas específicas que se podem englobar como educação complementar na universidade do século XX - extensão social e bemestar universitário-. Para isso a ênfase será feita nos usos metodológicos da noção de antropotécnica com o fim de mostrar como estes exercícios de formação ativa implicaram técnicas de produção de si - psicoantropotécnicas- e dos outros - sócio-antropotécnicas- (Sloterdijk, 2012) na configuração de uma ética pragmática a nível universitário. O artigo divide-se em quatro segmentos: Antropotécnicas e dimensão do homo ludens, Formação complementar na educação superior: adaptação ativa e modulatíva, Exercícios antropotécnicos e configuração da dimensão formativa do homo ludens na universidade e Ética pragmática e homo ludens.Palavras-chave
educação superior, homo ludens, formação complementar, antropotécnicas, ética pragmática
Biografia do Autor
Diana Milena Peñuela Contreras
Doctora en Ciencias Sociales y Humanas
Profesora Asociada de Planta
Referências
- Archivos de Santa Clara, UNAL. (1921). [Correspondencia] Copia comunicación enviada al Ministro de Instrucción Pública como respuesta a la nota N° 661 de julio de 1921 (sin firma).
- Archivos de Santa Clara, UNAL. (1928). Acta sesión 11 de julio de 1928.
- Brown, W. (2 de abril 2015) Booked #3: What Exactly Is Neoliberalism? Entrevista con Timothy Shenk. Dissent. Recuperado de https://www.dissentmagazine.org/blog/booked-3-what-exactly-is-neoliberalism-wendy-brown-undoing-the-demos
- Castro-Gómez, S. (agosto de 2012). Sobre el concepto de antropotécnica en Peter Sloterdijk. Revista de Estudios Sociales Universidad de los Andes, (43), 63-64. https://doi.org/10.7440/res43.2012.06 DOI: https://doi.org/10.7440/res43.2012.06
- Colombia. Congreso de Colombia. (1935). Ley 68 de 1935 (diciembre 7) Orgánica de la Universidad Nacional de Colombia.
- Colombia. Congreso de Colombia. (1992). Ley 30 de diciembre 28 de 1992 por el cual se organiza el servicio público de la Educación Superior.
- Comunicación del jefe de departamento de música de la UNIVALLE al Decano de Estudiantes. (10 de marzo 1972).
- Consejo Directivo de la UNAL, sede Bogotá. (1944). Acta N° 38 de 1944
- Consejo Directivo de la UNAL, sede Bogotá. (23 de marzo 1939). Acuerdo N° 52. Acta N° 22.
- Consejo Directivo de la Universidad de Antioquia. (28 de febrero de 1942). Acta N° 658.
- Consejo Superior Universitario. (6 de julio de 1976). Acuerdo N° 30. Reglamento estudiantil. Artículo 64.
- Decroly, O. (1934). El niño anormal Estudios pedagógicos y psicológicos (Trad. J. Orellana). Madrid. Librería Española y Extranjera Francisco Beltrán.
- División de Humanidades UNIVALLE. (s.f.). Acta N° 187 Informe Comité de Investigaciones (Anexo 4).
- Educación física. Morfología. (7 de enero 1930). Periódico El Trabajo (p. 5).
- Estatutos de la UNAL. (1939). Art. 149. Capítulo XXII. De los exámenes Acuerdo 66 de 1939.
- Foucault, Michel. (2007). Nacimiento de la Biopolítica. Curso en el
- Collège de France: 1978-1979, Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica.
- Freinet, Celestin. (1972). Por una escuela del pueblo. Editorial Fontanella. Barcelona.
- Friedman, J. (1991). Teoría de juegos con aplicaciones a la economía (Trad. M. Morales). Madrid: Alianza Editorial.
- Herrera, M. (1999). Modernización y escuela nueva en Colombia, 1914-1951. Bogotá: Plaza y Janés Editores, UPN.
- Huizinga, J. (2007). Homo Ludens (Trad. E. Imaz). Madrid: Alianza Editorial, Emecé Editores.
- Lleras, E. (18 de agosto de 1921). Los estudiantes y el concepto de lo social en la universidad. Revista Universidad, (14), Año 1.
- López, L. (1970). Disertación sociológica (Vol. 63). Medellín: Editorial Bedout.
- Meneses, C. (2013). La emergencia del Teatro Universitario Colombiano de 1970 (Trabajo de grado para optar por el título de sociólogo, Pontificia Universidad Javeriana, Departamento de Sociología, Bogotá, Colombia).
- Ribeiro, D. (2006). La universidad nueva: un proyecto. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho.
- Saldarriaga, O., Sáenz, J., & Ospina, A. (1997). Mirar la Infancia: pedagogía, moral y modernidad en Colombia 1903-1946 (Vols. 1 y 2). Bogotá/Medellín: Colciencias, Ediciones Foro por Colombia, Ediciones Uniandes, Ediciones Universidad de Antioquia.
- Scott, James. (2004). Los dominados y arte de la resistencia, discursos ocultos. Txalaparta
- Secretaría Facultad de Derecho y Ciencias Políticas, UNAL. (1928).
- Acta del 5 de septiembre de 1928 (p. 46). Caja N° 348. Fechas extremas: 1913-1939.
- Secretaría General, UNAL. (12 de noviembre de 1941). Oficio N° 2866 dirigido a la Facultad de Derecho, UNAL, sede Bogotá.
- Sloterdijk, P. (1999). Normas para el parque humano (Trad. T. Rocha). Madrid: Biblioteca de Ensayo Siruela.
- Sloterdijk, P. (2012). Has de cambiar tu vida. Sobre Antropotécnica. Valencia: Pre-Textos.
- Torres, C. (2015). Colombia Siglo XX. Desde la guerra de los Mil Días hasta la elección de Álvaro Uribe. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana.
- UNAL, sede Medellín. (1964). Acta del Consejo de Decanos de marzo 18 de 1964.
- UNAL. (1937). Acuerdo N° 41 de 1937. DOI: https://doi.org/10.2307/1437367
- UNAL. (1944). Acuerdo N° 61 de 1944 junio 13. Acta número 33 junio 14 de 1944 (Art. 1).
- Vega, R. (2015). La universidad de la ignorancia. Capitalismo académico y mercantilización de la educación superior (1a ed.). Bogotá: Ediciones Ocean Sur.
Downloads
Não há dados estatísticos.