Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Antropotécnicas e Dimensão do Homo Ludens na Educação Superior na Colômbia 1935-1992

Resumo

Neste artigo explora-se o funcionamento dos exercícios de formação ativa na configuração da dimensão do homo ludens, característicos de dinâmicas específicas que se podem englobar como educação complementar na universidade do século XX - extensão social e bemestar universitário-. Para isso a ênfase será feita nos usos metodológicos da noção de antropotécnica com o fim de mostrar como estes exercícios de formação ativa implicaram técnicas de produção de si - psicoantropotécnicas- e dos outros - sócio-antropotécnicas- (Sloterdijk, 2012) na configuração de uma ética pragmática a nível universitário. O artigo divide-se em quatro segmentos: Antropotécnicas e dimensão do homo ludens, Formação complementar na educação superior: adaptação ativa e modulatíva, Exercícios antropotécnicos e configuração da dimensão formativa do homo ludens na universidade e Ética pragmática e homo ludens.

Palavras-chave

educação superior, homo ludens, formação complementar, antropotécnicas, ética pragmática

PDF (Español)

Biografia do Autor

Diana Milena Peñuela Contreras

Doctora en Ciencias Sociales y Humanas

Profesora Asociada de Planta


Referências

  1. Archivos de Santa Clara, UNAL. (1921). [Correspondencia] Copia comunicación enviada al Ministro de Instrucción Pública como respuesta a la nota N° 661 de julio de 1921 (sin firma).
  2. Archivos de Santa Clara, UNAL. (1928). Acta sesión 11 de julio de 1928.
  3. Brown, W. (2 de abril 2015) Booked #3: What Exactly Is Neoliberalism? Entrevista con Timothy Shenk. Dissent. Recuperado de https://www.dissentmagazine.org/blog/booked-3-what-exactly-is-neoliberalism-wendy-brown-undoing-the-demos
  4. Castro-Gómez, S. (agosto de 2012). Sobre el concepto de antropotécnica en Peter Sloterdijk. Revista de Estudios Sociales Universidad de los Andes, (43), 63-64. https://doi.org/10.7440/res43.2012.06 DOI: https://doi.org/10.7440/res43.2012.06
  5. Colombia. Congreso de Colombia. (1935). Ley 68 de 1935 (diciembre 7) Orgánica de la Universidad Nacional de Colombia.
  6. Colombia. Congreso de Colombia. (1992). Ley 30 de diciembre 28 de 1992 por el cual se organiza el servicio público de la Educación Superior.
  7. Comunicación del jefe de departamento de música de la UNIVALLE al Decano de Estudiantes. (10 de marzo 1972).
  8. Consejo Directivo de la UNAL, sede Bogotá. (1944). Acta N° 38 de 1944
  9. Consejo Directivo de la UNAL, sede Bogotá. (23 de marzo 1939). Acuerdo N° 52. Acta N° 22.
  10. Consejo Directivo de la Universidad de Antioquia. (28 de febrero de 1942). Acta N° 658.
  11. Consejo Superior Universitario. (6 de julio de 1976). Acuerdo N° 30. Reglamento estudiantil. Artículo 64.
  12. Decroly, O. (1934). El niño anormal Estudios pedagógicos y psicológicos (Trad. J. Orellana). Madrid. Librería Española y Extranjera Francisco Beltrán.
  13. División de Humanidades UNIVALLE. (s.f.). Acta N° 187 Informe Comité de Investigaciones (Anexo 4).
  14. Educación física. Morfología. (7 de enero 1930). Periódico El Trabajo (p. 5).
  15. Estatutos de la UNAL. (1939). Art. 149. Capítulo XXII. De los exámenes Acuerdo 66 de 1939.
  16. Foucault, Michel. (2007). Nacimiento de la Biopolítica. Curso en el
  17. Collège de France: 1978-1979, Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica.
  18. Freinet, Celestin. (1972). Por una escuela del pueblo. Editorial Fontanella. Barcelona.
  19. Friedman, J. (1991). Teoría de juegos con aplicaciones a la economía (Trad. M. Morales). Madrid: Alianza Editorial.
  20. Herrera, M. (1999). Modernización y escuela nueva en Colombia, 1914-1951. Bogotá: Plaza y Janés Editores, UPN.
  21. Huizinga, J. (2007). Homo Ludens (Trad. E. Imaz). Madrid: Alianza Editorial, Emecé Editores.
  22. Lleras, E. (18 de agosto de 1921). Los estudiantes y el concepto de lo social en la universidad. Revista Universidad, (14), Año 1.
  23. López, L. (1970). Disertación sociológica (Vol. 63). Medellín: Editorial Bedout.
  24. Meneses, C. (2013). La emergencia del Teatro Universitario Colombiano de 1970 (Trabajo de grado para optar por el título de sociólogo, Pontificia Universidad Javeriana, Departamento de Sociología, Bogotá, Colombia).
  25. Ribeiro, D. (2006). La universidad nueva: un proyecto. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho.
  26. Saldarriaga, O., Sáenz, J., & Ospina, A. (1997). Mirar la Infancia: pedagogía, moral y modernidad en Colombia 1903-1946 (Vols. 1 y 2). Bogotá/Medellín: Colciencias, Ediciones Foro por Colombia, Ediciones Uniandes, Ediciones Universidad de Antioquia.
  27. Scott, James. (2004). Los dominados y arte de la resistencia, discursos ocultos. Txalaparta
  28. Secretaría Facultad de Derecho y Ciencias Políticas, UNAL. (1928).
  29. Acta del 5 de septiembre de 1928 (p. 46). Caja N° 348. Fechas extremas: 1913-1939.
  30. Secretaría General, UNAL. (12 de noviembre de 1941). Oficio N° 2866 dirigido a la Facultad de Derecho, UNAL, sede Bogotá.
  31. Sloterdijk, P. (1999). Normas para el parque humano (Trad. T. Rocha). Madrid: Biblioteca de Ensayo Siruela.
  32. Sloterdijk, P. (2012). Has de cambiar tu vida. Sobre Antropotécnica. Valencia: Pre-Textos.
  33. Torres, C. (2015). Colombia Siglo XX. Desde la guerra de los Mil Días hasta la elección de Álvaro Uribe. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana.
  34. UNAL, sede Medellín. (1964). Acta del Consejo de Decanos de marzo 18 de 1964.
  35. UNAL. (1937). Acuerdo N° 41 de 1937. DOI: https://doi.org/10.2307/1437367
  36. UNAL. (1944). Acuerdo N° 61 de 1944 junio 13. Acta número 33 junio 14 de 1944 (Art. 1).
  37. Vega, R. (2015). La universidad de la ignorancia. Capitalismo académico y mercantilización de la educación superior (1a ed.). Bogotá: Ediciones Ocean Sur.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.