Teoria Andragógica: Aciertos e Desaciertos na Formação Docente em Tic
Resumo
Nesta pesquisa faz-se uma interpretação dos acertos e desacertos dos fundamentos da teoria andragógica —que faz referência às características próprias da educação de adultos— na formação docente em TIC para o desenvolvimento de competências tecnológicas. Fezse um estudo de caso no qual a observação participante foi à técnica principal para a recopilação de dados. Assim mesmo, se estabeleceu um paralelo entre a andragogía e a realidade objeto de estudo, e se observou as afastadas que estão as qualificações das necessidades de aprendizagem docente, a pouca motivação que se gera nestes espaços e a distância entre os interesses das entidades que procuram qualificar ao docente e o sujeito qualificado.Palavras-chave
educação de adultos, competência tecnológica, formação docente
Biografia do Autor
Olga Sofía Morales Pacavita
Egresada Maestría en Educación
Myriam Cecilia Leguizamón González
Docente
Referências
- Area, M. (2002). Análisis de un proyecto institucional para la integración de internet en el ámbito de la educación de adultos. Revista Fuentes, 4, 45-56. Recuperado dehttp://institucional.us.es/fuentes/gestor/apartados_revista/pdf/numeros_anteriores/enhqgrxc.pdf.
- Bautista, A. (mayo-agosto de 2007). Alfabetización tecnológica multimodal e intercultural. Revista de Educación, 343, 589-600. Recuperado de http://www.oei.es/tic/re343_24.pdf.
- Bola-os, D., & Ordó-ez, P. (2007). Alfabetización digital, estrategias educativas para el desarrollo de competencias básicas en el uso de herramientas informáticas desde la perspectiva de la andragogía (Monografía). Recuperado de http://biblioteca.udenar.edu.co:8085/atenea/biblioteca/73188.pdf.
- Buitrago, R., & Caraballo, R. (2011). La andragogía en la educación superior en el marco de las tecnologías de la información y la comunicación (Tesis doctoral, Universidad Central de Venezuela). Recuperado de http://saber.ucv.
- Cardona, A. (2014). Formación docente: creencias, aptitudes y competencias para el uso de TIC. Lenguaje, 42(1), 173-208. Recuperado de http://biblio.uptc.edu.co:2063/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=2&sid=d7c9fa9aa037-415d-998e-50564fa413bc@sessionmgr115&hid=126.
- Cázares, Y. (2012). Aprendizaje autodirigido en adultos: un modelo para su desarrollo. México: Trillas.
- Chacón, A. (enero-abril de 2012). La Andragogía como disciplina propulsora de la Educación Superior. Revista Electrónica Educare, 16(1), 15-26. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/1941/194124281003.pdf. DOI: https://doi.org/10.15359/ree.16-1.2
- Egizii, R. (2014). Self-directed learning, andragogy and the role of alumni as members of Professional learning communities in the post-secondary environment. Procedia Social and Behavioral Sciencies, 174, 1740-1749. doi:10.1016/j.sbspro.2015.01.832. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.832
- Gandarillas, J. (noviembre de 2012). Plan de Negocios para la Apertura de un Centro de Andragogía en Tecnología de Información. Perspectivas, (30), 167-220. Recuperado de http://www.scielo.org.bo/pdf/rp/n30/n30a06.pdf.
- García, N., & Martínez, L. (2015). Incidencia del abordaje de una cuestión socio-científica en la alfabetización científica y tecnológica de jóvenes y adultos. Praxis & Saber, 6(11), 87-114. doi:https://doi.org/10.19053/22160159.3576. DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.3576
- González, M. (2004). El Che y la Andragogía en la Capacitación de los Cuadros (2da Parte) (Spanish). Folletos Gerenciales, 8(3), 4-19. Recuperado de http://eds.a.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?sid=9bf78358-a2df-4a71-bf12-6a8ff736a075%40sessionmgr4003&vid=5&hid=4102.
- Hernández, C., Arévalo, M., & Gamboa, A. (2016). Competencias TIC para el desarrollo profesional docente en educación básica. Praxis & Saber, 7(14), 41- 69. doi:https://doi.org/10.19053/22160159.5217. DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.5217
- Herrera, L. (2013). Matricular las emociones en la escuela, una necesidad educativa y social. Praxis & Saber, 4(8), 87-108. doi:https://doi.org/10.19053/22160159.2653. DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.2653
- Hynes, J. (mayo de 2005). The role of andragogy and selft-directed learning in the draft horse industry. Recuperado de http://citeseer.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.133.6114&rep=rep1&type=pdf.
- Jarquín, M. (s.f.). La Andragogía y el Uso de las TIC en la Educación Superior a Distancia. III Congreso Nacional de Educación UNAM Managua. Recuperado de https://www.unan.edu.ni/feduci/III%20CONGRESO/FORMACION%20DE%20LOS%20FORMADORES/LA%20ANDRAGOGIA%20Y%20EL%20USO%20DE%20LAS%20TICS.pdf.
- Knowles, M. (2001). Andragogía: El aprendizaje de los adultos. México: Editorial Mexicana.
- Laurian, R. (agosto de 2013). Humanización del aprendizaje en la era de la información: una arista andragógica. Actualidades Investigativas en Educación, 13(3), 1-18. Recuperado de http://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v13n3/a23v13n3.pdf. DOI: https://doi.org/10.15517/aie.v13i3.12029
- Lifshitz, A. (mayo-junio de 2004). Andragogía y aprendizaje de adultos. Medicina Interna de México, 20(3), 153-156. Recuperado de http://biblio.uptc.edu.co:2096/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=2&sid=9bf78358-a2df-4a71-bf12-6a8ff736a075@sessionmgr4003&hid=4102.
- Ministerio de Educación Nacional. (2006). Plan Decenal de Educación 2006-2016. Recuperado de http://www.plandecenal.edu.co/html/1726/articles-166057_compendio_general.pdf.
- Ministerio de Educación Nacional. (2013). Competencias Tic para el desarrollo profesional docente. Recuperado de http://www.eduteka.org/pdfdir/MEN-Competencias-TIC-desarrollo-profesional-docente-2013.pdf.
- Morales-Pacavita, O. (2015). El sentido de la andragogía en la formación docente en TIC (Tesis de maestría, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Colombia).
- Prada, L. (junio de 2010). Modelo andragógico basado en competencias TIC para docentes universitarios, un preámbulo a la ciberidaxia (Tesis doctoral en Educación). Universidad Iteramericana de Educación a Distancia de Panamá, Panamá. Recuperado de https://es.scribd.com/doc/262852543/Modelo-Andragogico.
- Saleti Lock Vogt, M. (julio-diciembre de 2005). Revisão teórica sobre a educação de adultos para uma aproximação com a andragogía. Educação. Revista do Centro de Educacao [en linea], 30(2), 195-213. Recuperado de http://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=117120356013.
- Secretaría de Educación de Boyacá. (2014) Plan territorial de formación docente 2013-015.Tunja.
- Torres, M. (julio-agosto de 2000). La Horizontalidad y Participación en la Andragogía. Revista Venezolana de Educación, (10), 25-33. Recuperado de http://www.saber.ula.ve/bitstream/123456789/19444/1/articulo 4-10-3.pdf.
- Zambrano, A. (2016). Pedagogía y didáctica: esbozo de las diferencias, tensiones y relaciones de dos campos. Praxis & Saber, 7(13), 4561. doi:https://doi.org/10.19053/22160159.4159. DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.4159
Downloads
Não há dados estatísticos.