Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Educação rural em boyacá, pontos fortes e pontos fracos desde a perspectiva do professorado

Resumo

O texto faz explícitos alguns pontos fortes e alguns fracos no espaço rural respeito ao urbano desde a visão dos professores, a partir de alguns aspectos relacionados com o contexto escolar e educativo nas Províncias do Centro, Tundama e Sugamuxi do Departamento de Boyacá, além disso, se apresenta sua opinião sobre as necessidades institucionais. A amostra final esteve composta por 434 professores. Para a coleta dos dados utilizo-se o questionário sobre a situação educativa atual nos centros de educação das zonas rurais e urbanas do Departamento de Boyacá. Analisou-se a validez do conteúdo do questionário usando a técnica do juízo de expertos. No que tem a ver com a consistência interna encontrou-se um coeficiente α de cronbach de .79. Os principais resultados revelam diferencias significativas na relação de professores e alunos, sendo melhores no âmbito rural, assim como nas necessidades, onde as instituições rurais apresentaram maiores requerimentos.

Palavras-chave

educação rural, relações interpessoais, necessidades institucionais.

PDF (Español) HTML (Español)

Referências

  • AMARO, R. R. (1993). 'As novas oportunidades do desenvolvimento local'. A rede [(8) 15-22].
  • AMIGUINHO, A. (2011). 'La escuela en el medio rural: educación y desarrollo local'. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado. [15 (2) 25-37].
  • ARIAS, J. M.; PERDOMO, L.; SILVA, G. & PARRA, F. (2008). 'Caminos para crear un nuevo mundo rural'. Al tablero [45]. Recuperado el 6 de mayo de 2014 de http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-168266.html
  • Backman, M. (2014). Returns to Education across the Urban-Rural Hierarchy. The Review of Regional Studies [(44) 33-59].
  • Barbero, M. E. (2001). Las identidades en la Sociedad multirural. Los Rostros de la Identidad. Caracas. Venezuela: Fundación Bigott.
  • BARBERO, M. I.; VILA, E. & SUÁREZ, J. C. (2003). Psicometría. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia.
  • Barker, R. L. (2008). The social work dictionary. Washington, D. C.: NASW Press.
  • BOIX, R. (2011). ¿Qué queda de la escuela rural? Algunas reflexiones sobre la realidad Pedagógica del aula multigrado. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado [15 (2) 14-23].
  • BUITRAGO, R. E. (2012). Contexto escolar e inteligencia emocional en institucioneseducativas públicas del ámbito rural y urbano del departamento de Boyacá (Colombia). [Tesis doctoral, Universidad de Granada]. Recuperado el 16 de marzo de 2014 de http://hera.ugr.es/tesisugr/20956575.pdf
  • BUSTOS, A. J. (2006). Los grupos multigrado de educación primaria en Andalucía. [Tesis doctoral, Universidad de Granada]. Recuperado el 4 de abril de 2014 de http://hera.ugr.es/tesisugr/16158933.pdf
  • Bustos, A. (2010). 'Aproximación a las aulas de escuela rural: heterogeneidad y aprendizaje en los grupos multigrado'. Revista de Educación [(352) 353-378].
  • BUSTOS, A. (2011). 'Investigación y escuela rural: ¿irreconciliables?' Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado [15 (2) 155-170].
  • Canario, R. (2008). 'Escola rural: de objecto social a objecto de estudo'. Revista Educação [33 (1) 33-44].
  • Chacón, S.; Pérez-Gil, J. A.; Holgado, F. P. & Lara, A. (2001). 'Evaluación de la calidad universitaria: validez de contenido'. Psicothema [13 (2) 294-301].
  • CHAMPOLLION, P. (2011). 'El impacto del territorio en la educación. El caso de la escuela rural en Francia'. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado [15 (2) 53-69].
  • COLBERT, V. (1999). 'Mejorando el acceso y la calidad de la educación para el sector rural pobre: el caso de la Escuela Nueva en Colombia'. Revista Iberoamericana de Educación [(20) 107-135]. Recuperado el 20 de marzo de 2014 de http://www.rieoei.org/rie20a04.htm
  • CORDERO, G.; CONTRERAS, L.; AMES, P.; DIPPO, D.; DURÁN, M.; ALSOP, S. […] GARCÍA, J. (2005). 'Innovación en la educación rural: reporte de una experiencia de formación de profesores en servicio en el norte de Perú'. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (REICE) [3 (1) 832-845]. Recuperado el 1 de abril de 2014 de http://redalyc.uaemex.mx/pdf/551/55130177.pdf
  • DARLING-HAMMOND, L. & FRIEDLAENDER, D. (2008). 'Creating Excellent and Equitable Schools'. Educational Leadership, Reshaping High Schools [65 (8) 14-21]. Recuperado el 18 de febrero de 2014 de: http://www.srnleads.org/resources/publications/pdf/hsfe/hsfe_ed_leadership.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.