Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Ambientes filosóficos para a leitura na escola rural

Resumo

O artigo apresenta os resultados do projeto de pesquisa Leitura crítica e filosofia como experiência: encontros e possibilidades na escola rural, desenvolvido com professores e alunos de segundo e terceiro grau da Instituição Educacional Técnica Rafael Uribe, sede rural São Rafael, de Toca, Boyacá. O objetivo geral foi criar ambientes filosóficos que propiciaram de experiências de leitura nos alunos mencionados. O artigo está dividido em cinco partes: introdução, onde se apresenta o contexto no que surge e se desenvolve o projeto; os quadros teóricos, que apresentam a abordagem de três categorias teóricas definidas como ambientes filosóficos, leitura e experiência; as chaves metodológicas, que descrevem a natureza qualitativa do projeto e os instrumentos utilizados; os resultados, que estão organizados em seis seções - relação com a leitura, a leitura como possibilidade de criação, ambientes e recursos para a leitura, a pergunta como detonante, a construção de significados e a observação para a leitura-; finalmente, as conclusões se contrastam os resultados com outras pesquisas.

Palavras-chave

leitura, ambientes filosóficos, professor, experiência, escola rural

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Lola María Morales

Magíster en Educación

Oscar Pulido-Cortés

Doctor en Educación


Referências

Arias, C., Carreño, G., & Mariño, L. (2016). Actitud filosófica como herramienta para pensar. Universitas Philosophica, 33(66), 237-262. https://doi.org/10.11144/Javeriana.uph33-66.afhp

Bustos, A., Montenegro, C., Tapia, A., & Calfual, K. (2017). Leer para aprender: Cómo interactúan los profesores con sus alumnos en la Educación Primaria. Ocnos, 16(1), 89-106. doi: http://dx.doi.org/10.18239/ocnos_2017.16.1.1208

Cañizález, N., & Pulido, O. (2015). Infancia, una experiencia filosófica en el cine. Praxis & Saber, 6(11), 245-262. https://doi.org/10.19053/22160159.3583

Caride, J., & Pose, H. (2015). Leer el mundo hoy o cuando la lectura se convierte en diálogo. Ocnos, 14, 65-80. https://doi.org/10.18239/ocnos_2015.14.05

Elliot, J. (2000). La investigación-acción en educación. Morata. Madrid.

Foucault, M. (2003). El yo minimalista y otras conversaciones. Buenos Aires: La marca.

Granado, C. & Puig, M. (2014). ¿Qué leen los futuros maestros y maestras? Un estudio del docente como sujeto lector a través de los títulos de libros que evocan. Ocnos, (11), 93-112. https://doi.org/10.18239/ocnos_2014.11.05

Hernández, A. & Hernández, L. (2012). Ecosistemas escolares para el desarrollo del pensamiento creativo en los niños. Praxis & Saber, 3(6), 141-164. https://doi.org/10.19053/22160159.2007

Hernández, C., Arévalo, M., & Gamboa, A. (2016). Competencias TIC para el desarrollo profesional docente en educación básica. Praxis & Saber, 7(14), 41-69. https://doi.org/10.19053/22160159.5217

Larrosa, J. (2006). La experiencia de la lectura. Estudios sobre literatura y formación. Fondo de Cultura Económica. México.

Mariño, L., Pulido, O., & Morales, L. (2016). Actitud filosófica, infancia y formación de maestros. Praxis & Saber. 7(15), 81-101. https://doi.org/10.19053/22160159.v7.n15.2016.5724

Mesa, D. (2014). Rayuela, un ambiente para atreverse a pensar. Trabajo presentado en VII Encuentro Filosofía e Infancia, Nobsa, Boyacá.

Ministerio de Educación Nacional. (2010). Manual de implementación escuela nueva. Generalidades y Orientaciones Pedagógicas para Transición y Primer Grado (Tomo I). Bogotá.

Morales, L. & Suárez, M. (2017). Experiencia y prácticas educativas, entre el concepto y el uso: el último Foucault y sus posibilidades de acción. En O. Pulido & O. Espinel (Coord.), Formas y expresiones metodológicas en el último Foucault. Tunja: Editorial UPTC.

Petit, M. (2016). Leer el mundo. Experiencias actuales de transmisión cultural. Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Saavedra, M. L. (2011). Del aula de clase tradicional a la comunidad de investigación. Praxis & Saber, 2(4), 179-200. https://doi.org/10.19053/22160159.1121

Salamanca, J. (2014). Formación ética en perspectiva de derechos humanos y filosofía para niños. Trabajo presentado en VII Encuentro Filosofía e Infancia, Nobsa, Boyacá.

Sandoval, C. (2002). Investigación cualitativa. Bogotá: Instituto Colombiano para el fomento de la Educación Superior [ICFES], Arfo Editores e Impresores.

Serna, M., Rodríguez, A., & Etxaniz, X. (2017). Biblioteca escolar y hábitos lectores en los escolares de Educación Primaria. Ocnos, 16(1), 18-49. http://dx.doi.org/10.18239/ocnos_2017.16.1.1205

Suárez, M. & Pulido, O. (2016). Filosofando con el universo: voces de la infancia. Rio de Janeiro: NEFI.

Suárez, M. Mariño, L. & Espinel, O. (2017). Filosofía e infancia: un proyecto para cuidar de sí. En O. Pulido, M. Suárez, & O. Espinel (Comp.), Pensar de otro modo. Herramientas filosóficas para investigar en educación. Tunja: Editorial UPTC.

Serna, M., Rodríguez, A., & Etxaniz, X. (2017). Biblioteca escolar y hábitos lectores en los escolares de Educación Primaria. Ocnos, 16(1), 18-49. http://dx.doi.org/10.18239/ocnos_2017.16.1.1205

Suárez, M. & Pulido, O. (2016). Filosofando con el universo: voces de la infancia. Rio de Janeiro: NEFI.

Suárez, M. Mariño, L. & Espinel, O. (2017). Filosofía e infancia: un proyecto para cuidar de sí. En O. Pulido, M. Suárez, & O. Espinel (Comp.), Pensar de otro modo. Herramientas filosóficas para investigar en educación. Tunja: Editorial UPTC.

Suárez, M., & Morales, L. (2016). Pensar, experienciar y jugar: otros lenguajes, otras prácticas. En W. Kohan, S. Lopes, & F. Martins, (Orgs.), O ato de educar em uma língua ainda por ser escrita. Nefi. Rio de Janeiro.

Suárez, M., González, B., & Lara, P. (2017). Apropiaciones y experiencias pedagógicas de filosofía e infancia en Colombia. Praxis & Saber, 8(16), 206-225. https://doi. org/10.19053/22160159.v8.n16.2017.6184

Zabala, H. (2014). Filosofía e infancia, desde el contexto social en una experiencia extraescolar. Trabajo presentado en VII Encuentro Filosofía e Infancia, Nobsa, Boyacá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.