Práticas pedagógicas matemáticas de professores de uma instituição educativa de ensino básico e médio
Resumo
O estudo das práticas pedagógicas contribui no melhoramento das mesmas, já que permite entrar nas salas de aula e perceber de primeira mão o que ali acontece. As práticas tem tentado ser permeadas por teorias e reformas que, supostamente, promovem as mudanças na forma de atuar dos professores, porém a realidade não é bem assim. O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer realidades escolares de práticas pedagógicas matemáticas mediante vivencias de situações de salas de aula. Descreve-se brevemente a forma como se fazem essas práticas pedagógicas matemáticas de alguns professores, em aspectos como planejamento, dinâmica de aula e avaliação da aprendizagem. A pesquisa seguiu um enfoque qualitativo e os principais instrumentos de informação foram a observação participante, o diário de campo e questionários de pergunta aberta. O estudo de caso permite destacar a grande complexidade na que estes professores devem desenvolver seu trabalho e as dificuldades geradas especialmente pelas características do contexto escolar.Palavras-chave
professor de matemática, ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas.
Referências
- Agar, M. (1980). The professional stranger: An informal introduction to ethnography. New York: Academic Press.
- Aguirre, C.; Marentes, R. & Castañeda, Z. L. (2008). 'El impacto en la formación docente del diplomado «Atención a ni-os con discapacidad en el aula regular»'. Revista INED.
- BÁEZ, M. A.; CANTÚ, C. A. & GÓMEZ, K. M. (2007). Un estudio cualitativo sobre las prácticas docentes en el aula de matemáticas en el nivel medio. Mérida, Yucatán, México: Monografía de pregrado no publicada. Universidad Autónoma de Yucatán.
- BAZÁN, J. L. & APARICIO, A. S. (2006). 'Las actitudes hacia la matemática. Estadística dentro de un modelo de aprendizaje'. Revista semestral del departamento de educación [15 (28) 1-12].
- Camacaro, Z. (2008). 'La interacción verbal alumno-docente en el aula de clases (un estudio de caso)'. Redalyc [14 (25) 189-206].
- CASSÍS, A. J. (2011). 'Donal Schon: Una práctica profesional reflexiva en la universidad'. Revista compás empresarial [3 (5) 14-21].
- Castillo, S. (2008). 'Propuesta pedagógica basada en el constructivismo para el uso optimo de las TIC en la ense-anza y aprendizaje de la matemática'. Revista Scielo [11 (2)].
- Castro, E.; Peley, R. & Morillo, R. (2006). 'La práctica pedagógica y el desarrollo de estrategias instruccionales desde el enfoque constructivista'. Revista de Ciencias Sociales.
- CASTRO, E. & ÁVILA, J. (2013). 'Motivación hacia la matemática, experiencia de estudiantes de un curso inicial de cálculo universitario'. Acta latinoamericana de matemática educativa [1287-1295].
- COVARRUBIAS, P. & PIÑA, M. M. (2004). 'La interacción maestroalumno y su relación con el aprendizaje'. Revista latinoamericana de estudios educativos [34 (1) 47-84].
- CUA, D. A. (2011). Docencia en matemáticas. Análisis sobre los efectos de prácticas educativas en bachillerato. Mérida, Yucatán, México: Monografía de pregrado no publicada. Universidad Áutónoma de Yucatán.
- DOYLE, W. (1985). 'La investigación sobre el contexto del aula; hacia un conocimiento básico para la práctica y la política de formación de profesorado'. Revista de educación [29-42].
- Erickson, F. (1986). 'Qualitative methods in research on teaching'. M.C.Wittrock (ed.) Handbook of research on teaching [119-161]. New York: Macmillan.
- Godino, J.; Batanero, C. & Font, V. (2003). Fundamentos de la ense-anza y el aprendizaje de las matemáticas para maestros. Granada: ReproDigital.
- GONZÁLEZ, B. & LEÓN, A. (2009). 'Interacción verbal y socialización cognitiva en el aula'. Acción pedagógica [18 (1) 30-41].
- GUERRERO, G. & DÍAZ, L. (2013). 'Elementos de identidad profesional orientados a aprendizajes matemáticos'. Acta latinoamericana de matemática educativa [1505-1513].
Downloads
Não há dados estatísticos.