Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Estilos pedagógicos de professores da faculdade de educação da uptc nos projetos pedagógicos e investigativos

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa “Estilos pedagógicos em professores universitários da Uptc”, que teve por objetivo descobrir e caracterizar os estilos pedagógicos de professores da Faculdade de Educação da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, no desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos Investigativos I y II, disciplinas da área interdisciplinar. A pesquisa foi de ordem qualitativa descritiva, na aplicação de instrumentos para a caracterização trabalharam também dados quantitativos. A experiência formativa esteve baseada na reflexão e auto reflexão dos professores participantes na amostra, desde seus saberes e práticas pedagógicas, se vincularam ao projeto de forma voluntaria onze professores de uma população objeto conformada por vinte e dois. A metodologia incluiu como estratégias e técnicas a observação direta na sala de aula, gravações de vídeo de aula consentidas pelos professores, questionário de categorias orientado a professores, e questionário de categorias aos alunos dos doze grupos desse nível dos projetos. Com bom sentido de aproximação às quatro dimensões orientadas por callejas (2005) –o saber, o saber fazer, o saber comunicar e o saber ser– se destacaram três estilos pedagógicos: o crítico, o técnico e o prático, predominou o primeiro e os dois últimos se evidenciaram em menor proporção.

Palavras-chave

estilos, pedagogia, reflexão, professor, aprendizagem.

PDF (Español) HTML (Español)

Referências

  1. BENEDITO (1987) Introducción a la didáctica. Fundamentación teórica y dise-o curricular. Barcelona.
  2. Bennett, N. (1979) Estilos de ense-anza y progreso de los alumnos. Buenos Aires: Edit. Morata.
  3. BONILLA Elsy (1997) Investigación cualitativa.
  4. CALLEJAS R (s.f). Los estilos pedagógicos de los profesores universitarios, Universidad Industrial de Santander.
  5. CAPELLA Piera J. (1983). "Educación, planteamientos para la formulación de una teoría", Tomo I - Editorial Zapata Santillana S. R. L. - Lima, Perú , p 242-244.
  6. CALLEJAS, M. (2005) Estilos Pedagógicos de los profesores Universitarios. Universidad Industrial de Santander. Recuperado el 25 de octubre de 2014 http://www.universia.net.co/docentes/articulosdeeducacionsuperior/losestilospedagogicosdelosprofesoresuniversitarios.html
  7. Callejas, R. & Corredor, M. (2002) La renovación de los estilos pedagógicos: colectivos para la investigación y la acción de la universidad. Revista Docencia Universitaria, UIS. Vol. 1.
  8. Comenio, J. (19229 Didáctica Magna. Versión directa del latín por Saturnino López Poces. Madrid: editorial Reus S.A. DE LA TORRE, M. (1993) Didáctica. Buenos Aires: editorial Génesis.
  9. De Certeau, M. (1967) Dar la palabra, experiencia pedagógica en la soledad. Bilbao.
  10. Dirsk, J. & Prender, S. (1997) Estrategias para crear un ambiente oportuno para el aprendizaje efectivo de adultos. Denver Colorado.
  11. Elton, L. (2008). El saber y el vínculo entre la investigación y la docencia. Barnett, R. Para una transformación de la Universidad. Nuevas Relaciones entre Investigación, saber y docencia (145-148. Barcelona: Octaedro FREIRE, P. (1999). Pedagogía del Oprimido. Editorial Siglo Veintiuno. Buenos Aires, Argentina.
  12. FREIRE, P. (1998) Cartas a quien quiere ense-ar. Méjico: siglo XXI editores.
  13. Freire, P. (1970) Pedagogía del oprimido. Méjico: edit. Siglo XXI
  14. FREIRE, P. (2008) El grito manso Argentina. Buenos Aires: siglo veintiuno.
  15. FLOREZ, R. (1997) Hacia una pedagogía del conocimiento. Bogotá: Mc Graw Hill interamericana, S.A.
  16. GIROUX, H. (2003) Pedagogía y política de la esperanza. Buenos Aires: Amorrortu editores.
  17. GRUNDY, S 1972. Producto o Praxis del Currículo.3ª.edición
  18. HERBART, J. (1935) Bosquejo para un curso de Pedagogía. Madrid, editorial, Espasa-Colpe.
  19. HERNÁNDEZ, S. (2006) Metodología de la investigación.
  20. HIMMEL, E. (2001) Evaluación del aprendizaje en la educación superior. Calidad de la educación, consejo superior de Educación de Chile.
  21. INVEDUSA (2008). Maestría en Docencia Los estilos pedagógicos y su impacto en el aprendizaje de los alumnos. Medellín

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.