Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Estilos pedagógicos de professores da faculdade de educação da uptc nos projetos pedagógicos e investigativos

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa “Estilos pedagógicos em professores universitários da Uptc”, que teve por objetivo descobrir e caracterizar os estilos pedagógicos de professores da Faculdade de Educação da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, no desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos Investigativos I y II, disciplinas da área interdisciplinar. A pesquisa foi de ordem qualitativa descritiva, na aplicação de instrumentos para a caracterização trabalharam também dados quantitativos. A experiência formativa esteve baseada na reflexão e auto reflexão dos professores participantes na amostra, desde seus saberes e práticas pedagógicas, se vincularam ao projeto de forma voluntaria onze professores de uma população objeto conformada por vinte e dois. A metodologia incluiu como estratégias e técnicas a observação direta na sala de aula, gravações de vídeo de aula consentidas pelos professores, questionário de categorias orientado a professores, e questionário de categorias aos alunos dos doze grupos desse nível dos projetos. Com bom sentido de aproximação às quatro dimensões orientadas por callejas (2005) –o saber, o saber fazer, o saber comunicar e o saber ser– se destacaram três estilos pedagógicos: o crítico, o técnico e o prático, predominou o primeiro e os dois últimos se evidenciaram em menor proporção.

Palavras-chave

estilos, pedagogia, reflexão, professor, aprendizagem.

PDF (Español) HTML (Español)

Referências

  • BENEDITO (1987) Introducción a la didáctica. Fundamentación teórica y dise-o curricular. Barcelona.
  • Bennett, N. (1979) Estilos de ense-anza y progreso de los alumnos. Buenos Aires: Edit. Morata.
  • BONILLA Elsy (1997) Investigación cualitativa.
  • CALLEJAS R (s.f). Los estilos pedagógicos de los profesores universitarios, Universidad Industrial de Santander.
  • CAPELLA Piera J. (1983). "Educación, planteamientos para la formulación de una teoría", Tomo I - Editorial Zapata Santillana S. R. L. - Lima, Perú , p 242-244.
  • CALLEJAS, M. (2005) Estilos Pedagógicos de los profesores Universitarios. Universidad Industrial de Santander. Recuperado el 25 de octubre de 2014 http://www.universia.net.co/docentes/articulosdeeducacionsuperior/losestilospedagogicosdelosprofesoresuniversitarios.html
  • Callejas, R. & Corredor, M. (2002) La renovación de los estilos pedagógicos: colectivos para la investigación y la acción de la universidad. Revista Docencia Universitaria, UIS. Vol. 1.
  • Comenio, J. (19229 Didáctica Magna. Versión directa del latín por Saturnino López Poces. Madrid: editorial Reus S.A. DE LA TORRE, M. (1993) Didáctica. Buenos Aires: editorial Génesis.
  • De Certeau, M. (1967) Dar la palabra, experiencia pedagógica en la soledad. Bilbao.
  • Dirsk, J. & Prender, S. (1997) Estrategias para crear un ambiente oportuno para el aprendizaje efectivo de adultos. Denver Colorado.
  • Elton, L. (2008). El saber y el vínculo entre la investigación y la docencia. Barnett, R. Para una transformación de la Universidad. Nuevas Relaciones entre Investigación, saber y docencia (145-148. Barcelona: Octaedro FREIRE, P. (1999). Pedagogía del Oprimido. Editorial Siglo Veintiuno. Buenos Aires, Argentina.
  • FREIRE, P. (1998) Cartas a quien quiere ense-ar. Méjico: siglo XXI editores.
  • Freire, P. (1970) Pedagogía del oprimido. Méjico: edit. Siglo XXI
  • FREIRE, P. (2008) El grito manso Argentina. Buenos Aires: siglo veintiuno.
  • FLOREZ, R. (1997) Hacia una pedagogía del conocimiento. Bogotá: Mc Graw Hill interamericana, S.A.
  • GIROUX, H. (2003) Pedagogía y política de la esperanza. Buenos Aires: Amorrortu editores.
  • GRUNDY, S 1972. Producto o Praxis del Currículo.3ª.edición
  • HERBART, J. (1935) Bosquejo para un curso de Pedagogía. Madrid, editorial, Espasa-Colpe.
  • HERNÁNDEZ, S. (2006) Metodología de la investigación.
  • HIMMEL, E. (2001) Evaluación del aprendizaje en la educación superior. Calidad de la educación, consejo superior de Educación de Chile.
  • INVEDUSA (2008). Maestría en Docencia Los estilos pedagógicos y su impacto en el aprendizaje de los alumnos. Medellín

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.