Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Atitude filosófica, infância e formação de professores

Resumo

Neste trabalho são discutidos os resultados da pesquisa sobre atitude filosófica e infância: formação e transformação de professores, cujo objetivo é elaborar uma proposta para o desenvolvimento da atitude filosófica. Estas reflexões foram feitas a partir da experiência decorrente da pesquisa realizada no jardim de infância da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, partindo do paradigma qualitativo, com abordagem crítico-social; constrói a relação entre atitude filosófica e infância, a primeira sendo entendida como uma disposição e estilo de vida que se reflete no pensamento crítico, criativo e sensível; e a segunda como atitude e não como uma etapa cronológica inacabada. Foi elaborada uma proposta de formação de professores estabelecendo três ferramentas: escritura, leitura e problematização. Esses elementos foram determinados a partir do programa da matéria filosofia para crianças. Esta proposta integrou práticas de formação e transformação para que haja uma aprendizagem constante, auto-reflexão, crítica, criação, questionamentos e pesquisa, os quais levam a cuidar de si mesmo e dos outros como uma condição para que possa se assumir o lugar de professor em relação à criação de espaços para o fortalecimento da atitude filosófica.

Palavras-chave

ensino da filosofia, atitude filosófica, infância, formação de professores, filosofia para crianças, filosofia com crianças.

PDF (Español) Xml (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Liliana Andrea Mariño Díaz

Maestría / Magister Universidad Pedagógica Y Tecnológica De Colombia - Uptc - Sede Tunja Maestria en Educación

Pregrado / Universitario Universidad Pedagógica Y Tecnológica De Colombia - Uptc - Sede Tunja LICENCIATURA EN FILOSOFÍA

Oscar Pulido Cortés

Doctorado en Ciencias de la Educación, Universidad Pedagógica y Tecnología de Colombia - Uptc - Sede Tunja

Maestría en Educación Pontificia Universidad Javeriana - Puj - Sede Bogotá  

Maestría en Educación Universidad Pedagógica Nacional - UPN

Maestría en Filosofia latinoamericana UNIVERSIDAD SANTO TOMÁS DE AQUINO  

ESPECIALIZACIÓN EN FORMACIÓN CIUDADANA Y ENSEÑANZA DE LA CONSTITUCIÓN Universidad Manuela Beltrán

Pregrado LICENCIATURA EN FILOSOFIA UNIVERSIDAD SANTO TOMÁS DE AQUINO 

Lola María Morales Mora

Liceciada en educaciòn preescolar. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia


Referências

  1. Arias, C., Carreño., & Mariño, L. (2015). Actitud Filosófica como herramienta para pensar. Universitas Philosophica, 66(33). 237-261.
  2. Cañizalez, N., & Pulido, O. (2015). Infancia, una experiencia filosófica en el cine. Praxis & Saber, 6(11). 245-262.
  3. https://doi.org/10.19053/22160159.3583
  4. Cerletti, A. (2008). La enseñanza de la filosofía como problema filosófico. Buenos Aires: Zorzal.
  5. Cubillos, J., Henao, L., Gil, M., & Vásquez, M. (2001). Educar para pensar la actitud filosófica: un concepto en formación. Cali: Artes Gráficas del Valle.
  6. Freire, P. (2010). Por una pedagogía de la pregunta. Río de Janeiro: CREC.
  7. Giraldo, R. J. (01 de julio del 2014). Red Iberoamericana de pedagogía. Recuperado de ///C:/Users/PC/Downloads/9%20EDUCAR%20EN%20EL%20
  8. Kohan, W. (2009). Infancia y filosofía. México: Progreso.
  9. Lanz, C. (2012). El cuidado de sí y del otro en lo educativo. Utopía y Praxis Latinoamericana, 39-46.
  10. Larrosa, J. (Diciembre del 2006). Sobre la Experiencia I. Educación y pedagogía, 18, 43-51.
  11. Mariño, L. (2012). La actitud Filosófica como experiencia y posibilidad.
  12. Palacio, R. (2006). "El desarrollo de competencias y su lugar en el programa de FpN". Revista de Educación & Pensamiento, 47-53.
  13. Peña, A. K. (2005). Foucault: la revaloración del maestro como condición de la relación pedagógica y como modelo de formación. En C. E. Olga Lucía Zuluaga, Foucault, la pedagogía y la educación, Pensar de otro modo (p. 201-227). Bogotá: Magisterio.
  14. Pulido, O. (2009). Aprender y Enseñar filosofía en el comteporáneo. Cuestiones de Filosofía , (11). 87-103.
  15. Rincón, C. M. (2007). El Cultivo de una actitud filosófica como meta de la educación filosófica. En C. M. Rincón, Filosofía para niños ideas fundamentales y perspectivas sociales. Bogotá: Corporación Universitaria Minuto de Dios.
  16. Rincón, C. M. (2007). Filosofía para ni-os ideas fundamentales y perspectivas sociales. Bogotá: Corporación Universitaria Minuto.
  17. Saavedra, M. (2011). Del aula de clase tradicional a la comunidad de investigación. Praxis & Saber, 2(4). 179 - 200.
  18. https://doi.org/10.19053/22160159.1121
  19. Schmid, W. (2002). En búsqueda de un nuevo arte de vivir. Madrid: Pre-Textos.
  20. Tejera, S. (2012). FpN en Maldonado. Utopías, Revista Uruguaya de Filosofía para Niños, 36-39.
  21. Walter, K. (2003). Infancia. Entre educación y filosofía. Barcelona: Laertes.
  22. Zuleta, E. (2004). Educación y democracia. Medellín: Hombre Nuevo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.