Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A reflexão sobre os estilos pedagógicos e a inovação curricular na universidade

Resumo

O século XXI põe novos desafios às universidades e no debate pela qualidade da educação há exigências para os professores universitários sobre o ensino e a aprendizagem dos saberes e currículos propostos para a formação profissional e disciplinar na universidade. Neste palco, grupos de pesquisa de quatro universidades colombianas têm desenvolvido um projeto com o intuito de articular as relações entre a formação de professores universitários a través da pesquisa das suas práticas e os processos de inovação curricular, e para isso se promove a constituição de coletivos pedagógicos e se gera um processo reflexivo sobre os seus estilos pedagógicos (Callejas &amp, Corredor, 2002). A pesquisa-ação se propõe como metodologia e estratégia de desenvolvimento profissional (McKerman, 1999) com suas fases de observação-reflexão, planejamentoação e, de novo, observação-reflexão. Realizam-se gravações de aulas em vídeo, observação individual e em coletivo das gravações, entrevistas individuais e de grupo que favorecem processo de reflexão sobre as dimensões do estilo pedagógico. A análise da prática está orientada por uma visão complexa, investigativa e integral do currículo que articula a teoria e a prática. O reconhecimento crítico que fazem os professores do seu próprio estilo pedagógico favorece a evolução das suas concepções e lhes orienta para iniciar um processo de inovação curricular.

Palavras-chave

inovação curricular, estilos pedagógicos, reflexão, pesquisa-ação, universidade.

PDF (Español)

Referências

  1. Bain, K. (2007). Lo que hacen los mejores profesores universitarios. Publicaciones de la Universidad de Valencia.
  2. Barnett, R. (2001). Los límites de la competencia. El conocimiento, la educación superior y la sociedad. Barcelona: Gedisa.
  3. Barnett, R. [Ed.] (2008). Para una transformación de la Universidad. Nuevas relaciones entre investigación, saber y docencia. Barcelona: Octaedro.
  4. CALLEJAS, M. M. & CORREDOR, M. V. (2002). 'La renovación de los estilos pedagógicos: colectivos para la investigación y la acción en la universidad'. Revista Docencia Universitaria [3, 1, 61-96]. Universidad Industrial de Santander (UIS).
  5. Callejas, R. (2006). 'Los Estilos Pedagógicos de los profesores Universitarios'. [Ponencia presentada en el Congreso Iberoamericano sobre nuevos estilos de la educación: experiencias y propuestas]. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
  6. Elton, L. (2008). 'El saber y el vínculo entre la investigación y la docencia'. Barnett, R. Para una transformación de la Universidad. Nuevas relaciones entre investigación, saber y docencia [145-148]. Barcelona: Octaedro.
  7. Finkel, D. (2008). Dar clase con la boca cerrada. Publicaciones de la Universidad de Valencia.
  8. García-Valcárcel, A. (2001). Didáctica Universitaria. Madrid: La Muralla.
  9. McKernan, J. (1999). Investigación-acción y Currículum. Madrid: Morata.
  10. PARDO, A. et ál. (2012). Desarrollo profesoral: Del deber ser al ser docente. Bogotá: Fundación Universitaria Monserrate.
  11. Restrepo, M. & Campo, R. (2002). La docencia como práctica. El concepto, un estilo, un modelo. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
  12. SALCEDO, L. E., CALLEJAS, M. M., PARDO, A. et ál. (2005). 'Los estilos pedagógicos y la investigación-acción: implicaciones en el desarrollo profesional docente de los profesores de la Universidad Pedagógica Nacional'. Pedagogía y Saberes [23, 39-44].
  13. Schön, D. (1987). La formación de profesionales reflexivos. Barcelona: Paidós.
  14. Scott, P. (2008). '¿Divergencia o convergencia? Las relaciones entre docencia e investigación en la educación superior de masas'. Barnett, R. Para una transformación de la Universidad. Nuevas relaciones entre investigación, saber y docencia [75-91]. Barcelona: Octaedro.
  15. Schwartzman, S. (1993). 'La profesión académica en América Latina'. [Conferencia en el seminario-taller sobre Educación Superior en América Latina: políticas comparadas, organizado por el Grupo de Análisis para el Desarrollo (GRADES), Lima, Perú 21-24 de junio, 1993]. Publicado en Grades - Notas para el Debate [10, 41-58].
  16. UNESCO (2009). Conferencia Mundial sobre la Educación Superior - 2009: La nueva dinámica de la educación superior y la investigaciónpara el cambio social y el desarrollo.
  17. Villa, A. (2013). Las universidades como generadoras de la Innovación: investigación, iniciativa y responsabilidad social. Costa Rica: Foro Internacional de Innovación Universitaria (FIIU).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.