Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A reflexão sobre os estilos pedagógicos e a inovação curricular na universidade

Resumo

O século XXI põe novos desafios às universidades e no debate pela qualidade da educação há exigências para os professores universitários sobre o ensino e a aprendizagem dos saberes e currículos propostos para a formação profissional e disciplinar na universidade. Neste palco, grupos de pesquisa de quatro universidades colombianas têm desenvolvido um projeto com o intuito de articular as relações entre a formação de professores universitários a través da pesquisa das suas práticas e os processos de inovação curricular, e para isso se promove a constituição de coletivos pedagógicos e se gera um processo reflexivo sobre os seus estilos pedagógicos (Callejas &amp, Corredor, 2002). A pesquisa-ação se propõe como metodologia e estratégia de desenvolvimento profissional (McKerman, 1999) com suas fases de observação-reflexão, planejamentoação e, de novo, observação-reflexão. Realizam-se gravações de aulas em vídeo, observação individual e em coletivo das gravações, entrevistas individuais e de grupo que favorecem processo de reflexão sobre as dimensões do estilo pedagógico. A análise da prática está orientada por uma visão complexa, investigativa e integral do currículo que articula a teoria e a prática. O reconhecimento crítico que fazem os professores do seu próprio estilo pedagógico favorece a evolução das suas concepções e lhes orienta para iniciar um processo de inovação curricular.

Palavras-chave

inovação curricular, estilos pedagógicos, reflexão, pesquisa-ação, universidade.

PDF (Español)

Referências

  • Bain, K. (2007). Lo que hacen los mejores profesores universitarios. Publicaciones de la Universidad de Valencia.
  • Barnett, R. (2001). Los límites de la competencia. El conocimiento, la educación superior y la sociedad. Barcelona: Gedisa.
  • Barnett, R. [Ed.] (2008). Para una transformación de la Universidad. Nuevas relaciones entre investigación, saber y docencia. Barcelona: Octaedro.
  • CALLEJAS, M. M. & CORREDOR, M. V. (2002). 'La renovación de los estilos pedagógicos: colectivos para la investigación y la acción en la universidad'. Revista Docencia Universitaria [3, 1, 61-96]. Universidad Industrial de Santander (UIS).
  • Callejas, R. (2006). 'Los Estilos Pedagógicos de los profesores Universitarios'. [Ponencia presentada en el Congreso Iberoamericano sobre nuevos estilos de la educación: experiencias y propuestas]. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
  • Elton, L. (2008). 'El saber y el vínculo entre la investigación y la docencia'. Barnett, R. Para una transformación de la Universidad. Nuevas relaciones entre investigación, saber y docencia [145-148]. Barcelona: Octaedro.
  • Finkel, D. (2008). Dar clase con la boca cerrada. Publicaciones de la Universidad de Valencia.
  • García-Valcárcel, A. (2001). Didáctica Universitaria. Madrid: La Muralla.
  • McKernan, J. (1999). Investigación-acción y Currículum. Madrid: Morata.
  • PARDO, A. et ál. (2012). Desarrollo profesoral: Del deber ser al ser docente. Bogotá: Fundación Universitaria Monserrate.
  • Restrepo, M. & Campo, R. (2002). La docencia como práctica. El concepto, un estilo, un modelo. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
  • SALCEDO, L. E., CALLEJAS, M. M., PARDO, A. et ál. (2005). 'Los estilos pedagógicos y la investigación-acción: implicaciones en el desarrollo profesional docente de los profesores de la Universidad Pedagógica Nacional'. Pedagogía y Saberes [23, 39-44].
  • Schön, D. (1987). La formación de profesionales reflexivos. Barcelona: Paidós.
  • Scott, P. (2008). '¿Divergencia o convergencia? Las relaciones entre docencia e investigación en la educación superior de masas'. Barnett, R. Para una transformación de la Universidad. Nuevas relaciones entre investigación, saber y docencia [75-91]. Barcelona: Octaedro.
  • Schwartzman, S. (1993). 'La profesión académica en América Latina'. [Conferencia en el seminario-taller sobre Educación Superior en América Latina: políticas comparadas, organizado por el Grupo de Análisis para el Desarrollo (GRADES), Lima, Perú 21-24 de junio, 1993]. Publicado en Grades - Notas para el Debate [10, 41-58].
  • UNESCO (2009). Conferencia Mundial sobre la Educación Superior - 2009: La nueva dinámica de la educación superior y la investigaciónpara el cambio social y el desarrollo.
  • Villa, A. (2013). Las universidades como generadoras de la Innovación: investigación, iniciativa y responsabilidad social. Costa Rica: Foro Internacional de Innovación Universitaria (FIIU).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.